Projetos web e a incompatibilidade dos navegadores

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Os serviços de TI cresceram muito nos últimos 10 anos. Hoje, podemos contar com uma grande variedade de ferramentas disponíveis e algumas delas são os navegadores de internet que, com o crescimento da rede, a cada ano vem tendo mais e mais empresas interessadas em seu desenvolvimento.

Podem notar que no artigo do nosso amigo Jackson que existem muitos navegadores de internet disponíveis para todos os gostos, porém, temos 2 campeões de usuários: o Internet Explorer e o Firefox. Ambos são diferentes em alguns pontos na hora de interpretar os códigos HTML e por isso, comprometem o design e funcionalidades de sites. A situação fica ainda pior quando você tem sistema web que, por exemplo, vai gerar um erro ao concluir um cadastro porque os desenvolvedores utilizaram como padrão apenas o Internet Explorer, principalmente quando usam programação Microsoft, onde alegam que a maioria dos usuários de seus sistemas utilizam apenas o navegador “Microsoftiano”. Será que é essa a nossa realidade?

Claro que não! Hoje temos mais opções de escolha (Firefox, Chrome, Opera e etc) onde o usuário pode optar por usar navegadores que ele se sentir mais seguro e confiante, portanto, quando forem iniciar um projeto ou implantar alguma ferramenta na web, certifiquem-se que o site/sistema esteja compatível com pelo menos os 2 principais navegadores do mercado. Pode dar mais trabalho desenvolver desta forma, mas depois de implantado você pode trocar de navegador quando for necessário, tendo a certeza de que o usuário verá exatamente o que você quis que ele visse.

E você, desenvolvedor, testa seus sites e sistemas em quantos navegadores? Como é sua forma de trabalho? Deixe seu complemento para os iniciantes na área :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

6 Comentários

Gabriel Barão
1

Apesar de grande parte de usuários sem grandes experiências com internet usarem o navegador da Microsoft, as pesquisas revelam que uma boa proporção já começa usar Firefox. O que nem é um avanço e sim uma revolução :)

Parabéns pelo post.

Fred Chevitarese
2

Acho que as duas empresas deveriam mesmo era chegar à um acordo, e fazer um produto 100% compatível!
Desenvolver um sistema web hoje é um tanto quanto entediante quando pensamos que uma coisa pode funcionar no
Firefox e não no I.E e vice-versa ;)

Como disse, a escolha é do usuário. Mas cabe aos fabricantes chegarem à um acordo!

Felipe Nacif
3

Esqueceu de dizer que, além da incompatibilidade entre os browser já conhecida, existe a propria incompatibilidade entre produtos da Microsoft, como por exemplo o IE 6 e IE 8. Isso sim é uma tremenda dor de cabeça!

Tiago K
4

realmente esse é um grande problemas que enfrentamos nos dias de hoje, tenho um blogger que aparece fielmente como foi planejado em três navegadores (fire fox, opera, e crone) mais quando vou abri-lo no Explorer aparece logo de cara um erro gravíssimo! e agora o que fazer?

sem contar que a qualidade das imagens de cada um é absurda em comparação um para o outro, dos navegadores o que me deixou mais animado com a exibição de imagem e texto foi o navegador da google crone, em segundo lugar vem o opera e o fire fox e por ultimo o internet Explorer de novo!

o terceiro quesito é em relação a velocidade de carregar a página, o crone é muito bom e é bem parecido com a velocidade do fire fox e do opera, e novamente o Explorer lá atraz, mais uma vez deixando a desejar!

não experimentei o safari ainda mais vou fazer isso o mais breve possivel, agora a pergunta que fica no ar? se em todos os navegadores fonciona menos no explorer, vale a pena sacrificar sua página por esse simples motivo?

http://www.ultimahorajornal.com.br

caso queiram ver, teste acessar esse link com o crone e com o explorer e veja que diferença absurda em qualidade tanto velocidade quanto qualidade de texto e fotos! sem contar que temos que ficar configurando tada aquela bagunça que o explorer tem no cabeçario!

Manfredo Carlos
5

Preciso de um documento da Prefeitura de Porto Alegre , mas ao digitar o endereço aparece na tela ‘Incompatibilidade com o navegador’. Como posso tornar compatível ?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">