Quando abandonar um Projeto?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Qual o melhor momento para decidirmos que um projeto não deve ser levado mais adiante?

Inicio com esta pergunta, pois é espantoso ver a dificuldade que alguns profissionais enfrentam quando estão diante de projetos que simplesmente empacam e não dão nenhum sinal de que irão avançar para além da total frustração.

Normalmente esta dificuldade esta associada ao simples “Não sei mais o que fazer”.

Outras vezes, esta insistência em projetos furados esta associada a falta de capacidade mesmo.

Aqui me refiro a total ausência de capacidade e coragem profissional que deve subsidiar decisões de retorno ou desvio quando nos deparamos com obstáculos deste tipo.

Muitos acreditam que insistir em algo que já deu inúmeros indícios de que não vai avançar é o único caminho a ser seguido. Afinal, pensar de forma diferente, em alguns casos, pode ser considerado crime capital.

É meio parecido com a estória do rei que desfilou nu por acreditar que só os iluminados podiam ver a vestimenta. Como ele não queria passar por ignorante, não só achou a roupa maravilhosa, como também sai às ruas com ela.

Desta forma, parodiando a estória acima, temos aqueles que acreditam estar diante de algo inusitado e inovador e, de outro, aqueles que já se convenceram do fiasco, mas, por medo ou sensatez, decidem se calar ou a falar coisas nas quais não acreditam.

Um dos sinais mais evidentes de ambientes deste tipo é a facilidade com a qual se celebra de forma festiva resultados obviamente medíocres. Parece que, agindo desta forma, as pessoas conseguem renovar a fé numa causa perdida.

Dar meia volta é uma opção sim, mas exige competência e coragem profissional, duas qualidades meio raras no mundo da gestão de TI.

Referência: Blog Boas Práticas de TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

3 Comentários

Vinicius
1

Discordo do abandonar um projeto. Antes mesmo de assumir, é necessário uma análise técnica para avaliar viabilidade em sua execução. Se o profissional de TI não tem capacidade para conclui-lo, o cliente ficará a ver navios? E o dinheiro investido? E o tempo gasto?

Uma atitude dessa certamente arranhará o nome do profissional ou da empresa no mercado. Qual outro cliente entregaria um projeto para ele, sendo que correrá riscos de o projeto ser abandonado?!

Jackson CasetJackson Caset
2

Vinicius,

No meu entendimento (talvez esteja errado) o Américo fala sobre projetos pessoais ou da sua empresa (vc sendo empresário).

Por exemplo, vc inicia um novo projeto para derrubar o Google, mas chega no meio do caminho e percebe que não terá força para tal tarefa, aí deve resolver em perder mais tempo e dinheiro em algo que não conseguirá ou abandonar de vez e partir para outra.

Como disse, talvez esteja equivocado, mas foi o que entendi.

Abraço e obrigado por participar.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">