A importância das redes sociais no mercado

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As redes sociais estão se tornando cada vez mais ferramentas eficazes e fundamentais no mercado de trabalho. Elas auxiliam na sua carreira profissional através do networking, possibilitando novas recolocações e a inicialização no mercado. Além de muitas das vezes oferecerem um espaço exclusivo para a divulgação de currículos.

Algumas redes pessoais que trazem entretenimento estão sendo bastante utilizadas e estão ganhando maior espaço dentro do campo profissional, como por exemplo: Facebook, Orkut, Twitter e outros. Porém, o problema de todas as redes é o mesmo, são criadas e não são mantidas (atualizadas), muitos perfis são criados e esquecidos tornando as redes obsoletas.

Reserve um tempo do seu dia, nem que seja algumas horas, para atualizar e interagir com a rede, ela será uma boa estratégia para alavancar sua carreira.

Conheça algumas redes profissionais e suas principais características:

LinkedIn: http://www.linkedin.com/
Serviço gratuito, apenas cobrado para empresas. Tudo no LinkedIn é relacionado ao mercado de trabalho. Atualmente com mais de 46 milhões de membros em todo o planeta e representantes de 200 países. Bastante utilizado em diversos países por Recrutadores e Hunters que buscam profissionais pelo mundo a fora. Diferentemente de outras redes sociais, você não pode adicionar um contato profissional sem que ele o conheça. É preciso utilizar seus colegas para fazer apresentações e conseguir adicionar o profissional desejado. Existe também o serviço de recomendações sobre o desempenho dos profissionais. As declarações verdadeiras podem auxiliar na hora de buscar uma nova oportunidade.

Plaxo: http://www.plaxo.com/
Serviço gratuito. O Plaxo é o mais parecido de todos com uma rede social comum. A diferença é que ele também é utilizado pelos usuários para divulgar dados profissionais. Entre as comodidades da rede está a possibilidade de conectá-la com outros serviços online também, como Twitter, Facebook e blogs. Na área de carreira, é possível fazer ligações com outros profissionais e publicar o currículo. Também há uma ferramenta para compartilhar ofertas de emprego.

Ecademy: http://www.ecademy.com/
Serviço gratuito. Tem o objetivo de integrar profissionais, permitir que seus usuários anunciem serviços e promovam encontros para eventos formando um grupo de contatos específico. Existem comunidades e clubes, que estão disponíveis para agrupar os profissionais por afinidade e até promover discussões sobre novas técnicas e tendências do mercado. Realiza indicações de Blogs interessantes.

Via6: http://www.via6.com/
Serviço gratuito. O site possui uma rede de conteúdo com comunidades, onde você pode compartilhar artigos, notícias, etc. O interessante nele é que você também poderá disponibilizar seu currículo para as empresas.

Business Chamber: http://businesschamber.com/
Serviço gratuito. Esse site é mais conhecido em outros países, utiliza um sistema parecido que o LinkedIn . Além de indicar autores de livros consagrados em “business”.

Indica: http://www.indica.com.br/
Serviço gratuito. O indica é uma iniciativa nacional que também visa ligar profissionais. A principal diferença que uma boa parte do serviço dentro da rede é feita pelos “indicadores”, pessoas responsáveis por apontar os profissionais que as empresas estão procurando. Alguns “headhunters” ganham comissão pelo serviço que é anunciado nas páginas do site. Os valores variam de acordo com a vaga divulgada.

Monster: http://www.monsterbrasil.com.br/
Serviço gratuito. Bem parecido com o Linkedin, porém mais leve. O Monster disponibiliza uma área em seu site para que os visitantes criem seus cadastros e façam contato com outros profissionais, além de exibição de currículos.

MeAdiciona: http://www.meadiciona.com.br/
Serviço gratuito. Para divulgação dos seus perfis de uma vez, você precisará de um centralizador e colocar tudo isso em um cartão de visitas, o site MeAdiciona é um agregador de links de perfis. Simples e prático é muito fácil de ser utilizado.

Agora é só aproveitar as dicas, criar seus perfis e fortalecer cada vez mais sua rede de relacionamento.

Referência: Fernando Ramos – http://www.fernandorhsap.blogspot.com

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