Cargos de TI: Analista de Negócios Júnior, Pleno e Sênior – TI

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1. IDENTIFICAÇÃO

Título do Cargo: Analista de Negócios – TI
Nível: Não Executivo
Reporte: Coordenação de Sistemas e Aplicações
Área: Sistemas e Aplicações
Diretoria: TI

Posição na Estrutura : 250 pontos

2. MISSÃO DO CARGO
Prospectar, planejar e gerenciar a implementação de projetos de sistemas de informação e aplicativos, visando satisfazer as expectativas dos clientes, buscando manter a competitividade da empresa, administrando a alocação de recursos e equipes envolvidas e permitindo a continuidade das operações e geração de novos negócios.

3. DESAFIO / COMPLEXIDADE / SOLUÇÃO DE PROBLEMA

  • Gerenciar os projetos para que estes atendam aos requisitos de prazo, custo e qualidade, visando satisfazer as expectativas do cliente, realizando a conquista, fidelização e retenção do mesmo;
  • Possuir visão integrada dos processos de negócio da empresa e sistemas de informação, buscando aperfeiçoar processos para o desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Realizar a interface da área de TI com os seus clientes internos e externos, identificando e propondo melhorias em seus processos de trabalho, buscando a manutenção e atualização tecnológica constante através de pesquisas de mercado e formação profissional, adotando as melhores práticas de desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de projetos.

4. ORGANOGRAMA

5. RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS

  • Definir produto e serviços visando atender às necessidades dos clientes de forma pró-ativa para garantir a fidelização e retenção do cliente;
  • Identificar e propor melhorias no ambiente de TI dos clientes da empresa, procurando auxiliar na formulação de políticas comerciais e de marketing que atendam as necessidades do cliente;
  • Definir e gerenciar a preparação do ambiente de processamento e interfaces, junto com a área de infra-estrutura de TI, a fim de garantir os recursos necessários para desenvolvimento e viabilidade do produto e serviço;
  • Manter-se continuamente atualizado tecnologicamente visando avaliar as tecnologias disponíveis e pesquisar novas tecnologias, garantindo planejamento e apresentação de novos projetos;
  • Adotar as melhores práticas de desenvolvimento de sistemas para reavaliar o planejamento de projetos, bem como o desempenho dos produtos e serviços no mercado;
  • Identificar e administrar riscos, visando elaborar possíveis alternativas de solução para ajuste do projeto a pedido do cliente;
  • Definir e formalizar os procedimentos de homologação e testes do sistema, bem como formalizar os processos de auditoria do sistema desenvolvido para administrar os riscos e interpretar os resultados;
  • Medir a satisfação do cliente através de fatores que afetam o mercado e que possam avaliar o produto e serviço oferecido pela empresa;
  • Zelar pela imagem da empresa, mantendo sigilo das informações visando garantir maior competitividade no mercado;
  • Pleno – Planejar o escopo, cronograma e orçamento do projeto, com o objetivo de prover mecanismos para aferição de resultados e avaliação de desempenho;
  • Analisar e propor alternativas de projeto, visando identificar a alternativa que possua o melhor custo/benefício;
  • Apoiar a equipe de Novos Negócios na elaboração de soluções de projetos de sistemas para atender a potenciais clientes;
  • Gerenciar as fases do projeto, validando os produtos após cada fase (modelo de dados, processos, protótipos, diagramas), com o objetivo de avaliar se as entregas estão condizentes com o plano do projeto;
  • Sênior – Homologar a solução, acompanhar os testes e realizar a operação assistida com o objetivo de validar e formalizar o aceite do produto do projeto;
  • Negociar o escopo técnico das propostas e gerenciar contratos com terceiros, procurando elaborar planos de comunicação e validação dos serviços prestados, com o objetivo de reduzir os riscos inerentes ao processo de contratação de serviços de terceiros; Coordenar a equipe sobre o sigilo de informações, buscando manter a imagem da empresa no mercado e sua ascensão a novos negócios.
  • Apoiar a equipe de Novos Negócios na elaboração de soluções de projetos de sistemas para atender a potenciais clientes;

6. PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS À FUNÇÃO

6.1 ESCOLARIDADE:

  • Junior – Formação universitária na sua área de atuação ou experiência profissional equivalente comprovada.
  • Pleno – Desejável Pós Graduação
  • Sênior – Desejável especialização ou cursos de extensão em sua área de atuação.

6.2 EXPERIÊNCIA:

  • Junior – Desejável de 1 a 2 anos de experiência em segmentos de TI com visão comercial
  • Pleno – Desejável de 3 a 4 anos de experiência em segmentos de TI com visão comercial
  • Sênior – Desejável de 5 a 6 anos de experiência em segmentos de TI com visão comercial e gestão.

6.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

  • Junior – Plataformas de desenvolvimento de sistemas, conhecimentos básicos sobre o negócio de Call Center, conhecimento técnico básicos em TI, técnicas de levantamento de requisitos, técnicas de análise de sistemas, inglês nível técnico.
  • Pleno – Metodologia de gerência de projetos, ferramentas de gerenciamento de projetos, conhecimento intermediário sobre o negócio de Call Center, conhecimento técnico intermediário em TI e Telecomunicações, conhecimentos sobre custos e planejamento, inglês nível intermediário.
  • Sênior – Conhecimentos avançados sobre o negócio de Call Center, conhecimentos técnicos avançados em TI e Telecomunicações, inglês nível avançado (desejável fluente).

6.5 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

  • Junior – Flexibilidade, criatividade e inovação (desejável), planejamento (desejável), bom relacionamento interpessoal, visão sistêmica, gestão efetiva de resultados (desejável), saber trabalhar sob pressão, trabalho em equipe.
  • Pleno – Planejamento, gestão de mudanças, habilidade na conduta e tratativa de conflitos.
  • Sênior – Gestão de mudanças, gerenciamento de equipe e gestão de resultados.

Conteúdo destinado a profissionais da área de remuneração que estão na busca de informações para construir estruturas de cargos de TI.

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Ricardo Kazuro Chiyoshi

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Graduado em Administração de Empresas pela ESAN - SBC e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas na mesma instituição. Especialista em remuneração em uma empresa de Tecnologia, desde fevereiro de 2006, a empresa oferece produtos, serviços e soluções em Tecnologia e Contact Center, com aproximadamente 8.500 colaboradores.


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