Cargos de TI: Analista de Projetos Júnior, Pleno, Sênior

1. IDENTIFICAÇÃO

Título do Cargo: Analista de Projetos
Nível: Não Executivo Reporte: Coordenador de U.N./Coordenador Pré-venda e Implantação.
Área: BPO / TI Diretoria: Diretoria BPO / TI

Posição na Estrutura : Jr 206 pontos / Pl 323 pontos / Sr 406 pontos

2. MISSÃO DO CARGO

  • Planejar, monitorar e administrar projetos de clientes externos, usando processos e ferramentas formais para gerir recursos, orçamentos, riscos e mudanças.
  • Gerenciar projetos de BPO e TI, para assegurar a satisfação do cliente e atender obrigações contratuais em relação às especificações, qualidade dos custos e prazos.

3. DESAFIO / COMPLEXIDADE / SOLUÇÃO DE PROBLEMA

  • Possuir visão integrada dos processos de negócio e ambiente de tecnologias, procurando maximizar a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis;
  • Buscar melhores práticas de gestão de projetos, garantindo que os projetos sob sua responsabilidade atendam aos requisitos de prazo, custo e qualidade.

4. ORGANOGRAMA

5. RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS

  • Planejar, monitorar, administrar e gerenciar os projetos de Outsourcing e de TI, analisando todas as documentações do projeto, garantindo as obrigações contratuais relativas às especificações, qualidade, custos e prazos.
  • Desenvolver as fases do projeto (diagramas, cronogramas, descrições de atividades, planilha de custos, relatórios), visando especificar e solicitar recursos necessários para elaboração de produtos após cada fase do projeto;
  • Consolidar e divulgar as informações do projeto (diagramas, cronogramas, descrições de atividades, planilha de custos, relatórios), visando o desenvolvimento de produtos após cada fase;
  • Elaborar e planejar as fases e interações, estimando o escopo, orçamento, recursos necessários, esforço e o custo total do projeto;
  • Desenvolver estudos de layout (arranjo físico) do ambiente de operações preparando o ambiente para implantação, junto com a área de infra-estrutura de TI;
  • Definir as restrições do projeto, apresentando opções, além de prever o impacto sobre a previsão financeira e as restrições do projeto;
  • Gerenciar o orçamento do projeto, acompanhar o fluxo de pagamentos de fornecedores, procurando negociar propostas e gerenciar contratos de terceiros;
  • Analisar e identificar possíveis riscos ao projeto, identificando estratégias de prevenção e diminuição dos mesmos e reavaliando desde o inicio até o final;
  • Definir a equipe responsável pela implementação do projeto, designando os cargos e profissionais envolvidos;
  • Definir e elaborar o planejamento e o desenvolvimento do projeto, elaborando os processos de controle de monitoramento, indicadores e relatório de status, bem como os procedimentos e limites para ações corretivas;
  • Definir as informações e os processos que serão usados, visando monitorar e controlar o andamento, a qualidade e riscos do projeto;
  • Gerenciar a execução do projeto, desenvolvendo estudos de layout (arranjo físico) do ambiente de operações, acompanhando a preparação do ambiente para implantação, junto com a área de infra-estrutura de TI;
  • Identificar possíveis alternativas de solução para as necessidades do cliente, visando à conquista e retenção do mesmo;
  • Negociar propostas e gerenciar contratos de terceiros, visando otimizar os resultados e garantir a ascensão do produto no mercado;
  • Gerenciar a preparação do ambiente para implantação, junto com a área de infra-estrutura de TI;
  • Zelar pela imagem da empresa, mantendo sigilo das informações;
  • Levantar as necessidades dos clientes de forma pró-ativa, procurando identificar possíveis alternativas de solução;
  • Negociar propostas e acompanhar o gerenciamento dos contratos de terceiros, procurando manter a qualidade dos serviços prestados;
  • Medir a satisfação do cliente, visando garantir os indicadores da operação.

6. PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS À FUNÇÃO

6.1 ESCOLARIDADE:

  • Junior – Superior completo (preferencialmente em Engenharia de telecomunicações, elétrica, ciência da computação ou similar).
  • Pleno – Superior completo (preferencialmente em Engenharia de telecomunicações, elétrica, ciência da computação ou similar). Desejável certificação PMP
  • Sênior – Superior (preferencialmente em Engenharia de telecomunicações, elétrica, ciência da computação ou similar), desejável extensão, especialização em gestão de projetos, empresas ou similar, desejável certificação PMP;

6.2 EXPERIÊNCIA:
• Junior – Desejável 1 e 2 anos de experiência em execução de projetos de pequena magnitude
• Pleno – Desejável 3 a 4 anos de experiência em execução de projetos de media complexidade ou magnitude
• Sênior – Desejável de 5 a 6 anos de experiência em execução de projetos de alta complexidade e gestão de grupos.

6.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Junior – Conhecimentos básicos sobre o negócio de Call Center, conhecimentos técnicos básicos em TI e Telecomunicações.

  • Idioma: Inglês técnico básico. Atividades realizadas com auxílio da língua estrangeira: análise de manuais em línguas estrangeiras, contatos e prestação de atendimento a técnicos de clientes.
  • Necessidade de realização de cursos, provas e exames de certificação técnica na língua inglesa.

Pleno – Metodologia de gerência de projetos, ferramentas de gerência de projetos, conhecimentos intermediários sobre o negócio de Call Center, conhecimentos técnicos intermediários em TI e Telecomunicações, conhecimentos sobre custos e planejamento.

  • Idioma: Inglês intermediário. Atividades realizadas com auxílio da língua estrangeira: análise de manuais em línguas estrangeiras, contatos e prestação de atendimento a técnicos de clientes.
  • Necessidade de realização de cursos, provas e exames de certificação técnica na língua inglesa.

Sênior – Metodologia de gerência de projetos, ferramentas de gerência de projetos, conhecimentos avançados sobre o negócio de Call Center, conhecimentos técnicos avançados em TI e Telecomunicações, conhecimentos sobre custos e planejamento.

  • Idioma: Inglês avançado. Atividades realizadas com auxílio da língua estrangeira: análise de manuais em línguas estrangeiras, contatos e prestação de atendimento a técnicos de clientes.
  • Necessidade de realização de cursos, provas e exames de certificação técnica na língua inglesa.

6.5 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

  • Junior – Flexibilidade, criatividade, planejamento (desejável), bom relacionamento interpessoal, negociação (desejável), gestão efetiva de resultados (desejável), saber trabalhar sob pressão, gestão de mudanças (desejável), trabalho em equipe;
  • Pleno – Planejamento, visão sistêmica, gestão efetiva de resultados, gestão de mudanças, habilidade na conduta e tratativa de conflitos.
  • Sênior – Gestão de pessoas

Conteúdo destinado a profissionais da área de remuneração que estão na busca de informações para construir estruturas de cargos de TI.

Ricardo Kazuro Chiyoshi

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Graduado em Administração de Empresas pela ESAN - SBC e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas na mesma instituição. Especialista em remuneração em uma empresa de Tecnologia, desde fevereiro de 2006, a empresa oferece produtos, serviços e soluções em Tecnologia e Contact Center, com aproximadamente 8.500 colaboradores.


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