Como calcular o ROI (retorno sobre investimento) do email marketing?

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Por VIRID Interatividade Digital*

Email marketing não é gratuito. É uma mídia, como outra qualquer, que exige investimentos para trazer o retorno desejado. Porém, o retorno gerado pelo email marketing deve justificar seu custo e muitas empresas acabam dedicando muito de seu tempo e de seus criativos para criar campanhas que têm um custo muito maior do que o retorno.

Pensando em aprimorar o Retorno sobre o Investimento na prática do email marketing, a VIRID Interatividade Digital, especializada no desenvolvimento de plataformas de envio e gestão de email marketing, traz pontos fundamentais sobre como calcular este retorno.

Ao contrário do que muitos podem pensar, calcular o ROI de qualquer campanha, inclusive de email marketing, é simples. Basta utilizar a seguinte fórmula:

Onde:

Lucro: valor monetário obtido com as conversões provenientes da campanha.

Investimento: Total (valor monetário) investido na produção e divulgação da campanha.

Caso o modelo de negócios do site não seja do tipo “loja virtual”, que trabalhe com transações monetárias, é importante especificar um valor fictício para cada tipo de conversão, como uma nova visita ao site, um contato via formulário ou telefone etc. Certamente, um terá mais peso que o outro.

Os custos que devem ser considerados como valor de investimento na campanha dependem do tipo de negócio. A empresa que está investindo na ação de email marketing pode calcular o valor do investimento de acordo com o modelo de trabalho mais adequado para sua realidade:

  1. Desenvolver toda a campanha in house, ou seja, ela própria cuida de todos os processos. Neste modelo, além de custos externos (aluguel de listas, plataforma de envio e o que mais for terceirizado) deve ser mensurado o tempo das pessoas envolvidas em todo o processo como, por exemplo, o período que cada colaborador levou para realizar as suas atividades. O valor/hora de cada profissional envolvido na campanha também deve ser contabilizado nos cálculos do investimento.
  2. Contratar uma agência, que fornece um valor fechado com todas as etapas inclusas: desde o planejamento até o design do email, programação etc. Neste caso, o valor total cobrado pela agência para cuidar da campanha já é o valor do investimento.

Como as campanhas variam muito de acordo com as necessidades e expectativas de cada cliente, os custos podem variar.

Exemplo prático:

Vamos supor que uma campanha de email marketing de uma loja virtual tenha exigido um investimento total de R$1.000,00. Essa campanha gerou 20 conversões em compras de produtos no site, e um lucro total de R$ 3.000,00. Como o valor investido foi de R$ 1.000,00, temos um ROI de (R$ 3.000,00 – R$ 1.000,00) = R$2.000,00

R$2.000,00 / R$1.000,00= 2

2 * 100 = 200%.

Assim, nossa campanha fictícia teve um excelente retorno de 200%.

Podemos pensar, também, que cada uma das conversões (20) custou R$50,00.

Nesse caso, o ROI começa a ser calculado desde a concepção da idéia, na fase do planejamento de uma ação. É possível mensurar o tempo das pessoas envolvidas em todo o processo como, por exemplo, o período que cada colaborador leva para realizar as suas atividades.

*A VIRID Interatividade Digital é Proprietária das plataformas Virtual Target, especialista em envio, gestão e estratégias de email marketing e Zartana.

Fonte: NB Press Comunicação

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