Como se tornar um profissional de Segurança da informação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Todos que querem trabalhar com segurança da informação tem uma grande dificuldade no inicio da carreira, por se tratar de uma carreira estratégica, complexa e em constante mutação.

No dia 24/02 eu estava em SP e pude participar do ISSA day, confesso que apanhei um pouco para entender a palestra em inglês mas no balanço geral, gostei muito.  Depois do evento pensei em escrever este post de como entrar no concorrido mercado de segurança, então abaixo eu listei algumas dicas para ajudar.

A primeira coisa que se deve entender é que a pessoa tem que gostar ou no mínimo estar disposto a deixar de sair, sacrificar final de semana, as vezes a família e amigos para estudar. Isto mesmo que você  leu, se você não gosta de estudar ou não esta disposto a fazer isto, dificilmente você terá sucesso (nesta e em qualquer outra área).

Outro ponto importante: sem o inglês fica difícil caminhar. Experiência própria. Veja bem, todos os fabricantes de soluções em SI (ou pelo menos a grande maioria ) são de fora do Brasil, as normas brasileiras são baseadas em normas internacionais, os órgãos de certificação e as provas de certificação são em inglês. Não vejo outra saída senão aprender a língua. Mas não é somente o inglês técnico, é inglês de verdade: fluência “verbal e auditiva”.

Certificação: não se iluda, uma certificação NÃO garante o seu emprego, mas garante que você possua um certo nível de conhecimento. Existe muita discussão quanto ao “mal uso” das certificações no processo seletivo por parte das empresas, mas isto é outra história. Sobre qual certificação escolher, eu recomendo que você leia alguns artigos do blog FlipSide: Guia de Certificações em Segurança da Informação – Parte 1, Parte 2a, Parte 2b. Recomendo fortemente a leitura.

Existem outros dois posts que eu recomendo. São do blog My Information Security Job:
7 Things Every Security Professional Should Know e How to Start Your Information Security Career?

E você, tem alguma dica a mais para quem deseja atuar em segurança da informação?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Lucas L. Santana

Mais artigos deste autor »

Consultor de Segurança da Informação. Formada em 2008 em Sistemas de Informaçao e pós-graduado em Gestão de Segurança da Informação.


11 Comentários

Cyro Pamplona
2

Na verdade esses são os pontos básicos de todas as áreas de TI, pelo menos para ser um bom profissional!

charles
4

Olá Lucas interessante seu texto, mas eu gostaria que você me informasse sobre detalhes de procedimentos, já passei da metade do curso de sistemas de informação e estou me preparando para buscar entrar nisso , gostaria que você informasse sobre oq fazer, posso começar desde já ??o que posso fazer para nao perder tempo ? como posso me preparar ? do que preciso quando terminar a faculdade ? enfim pode perceber que preciso de informações sei que pode me ajudar, aguardo a resposta, obrigado.

David Fernando
5

Olá Lucas, bom dia,

Sou engenheiro de sistema e computação, e estou muito interessado em fazer pós-graduação em segurança da informação, mas não sei onde posso estudar isto em alguma faculdade do Brasil. Você pode me dar uma orientação por favor.

Muito obrigado.

Jonathan
6

Olá, muito bom o texto!
Tenho 18 anos, atualmente estudando pra passar na santa prova ENEM! E to com uma dúvida na hora de escolher uma boa faculdade que me dará um bom início na minha futura carreira que seria Segurança da Informação.
Fiz meu ensino médio junto com Técnico de Informática, estudei redes, linguagens de programação e etc.
Tenho um bom inglês – fiz curso durante 5 meses – após o ENEM, voltarei a concluir meu curso.
Não gosto muito de estudar física, geografia e etc. Mas quando se trata de um conteúdo relacionado a Informática eu passo horas lendo igual louco.

Preciso de uma ajuda aqui gente, haha.

Vlw pessoal.

Duarte
7

Muito bom o texto, gostaria de ler os artigos citados, porém os links para o FlipSide não funcionam.

FELIPE ROBERTO CARDOSO
8

Execelente texto, estou nesse ponto de começar a pesquisar sobre a carreira de SI para segui-la;

A respeito dos links que você postou o “Guia de Certificações em Segurança da Informação – Parte 1″ está fora =/ teria como verificar?

Diego
10

Olá, gostaria de saber se eu me formando em ciências da computação poderia ter alguma chance na área ??

Salatiel Soares Rodrigues
11

Preciso ser formado um curso de Sistemas de Informação ou Ciência da Computação pra conseguir um emprego como analista de segurança da informação? Ou basta ter o certificações?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">