Criação de tutoriais online com recursos de áudio/vídeo

Olá a todos,

Quem nunca precisou montar um tutorial? Segundo o Wikipédia, a palavra tutorial é derivada da palavra tutor, visto que o seu objetivo é ensinar. Tutoriais são muito comuns na informática, onde são usados para ensinar como programas funcionam e como podem ser operados por usuários iniciantes. Ou ainda, um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensinam didaticamente, como um aplicativo funciona. A palavra vem do latim tutus (proteger). Os tutoriais “protegem” o usuário das armadilhas do programa, ou resguardam a integridade do computador das investidas dos usuários mais afoitos.

O objetivo desse post é apresentar uma ferramenta Online e gratuita chamada ScreenToaster aonde você poderá montar seus screencasts, tutoriais  e demos de uma forma simples e com recursos de áudio/vídeo!

Para gravar o vídeo você precisa utilizar um navegador. Recomendo, infelizmente, o Internet Explorer ( testei esse sistema no FireFox, Opera, Chrome e não tive muito sucesso ).

Acesse o site http://www.screentoaster.com/ depois clique no botão Start Recording e aguarde o carregamento dos plugins necessários para o perfeito funcionamento do sistema.

Após o carregamento, em Settings, você poderá definir um tamanho de janela ( Full Desktop / Tela Cheia ) ou (Rectangular Area / Área Retangular ). Também é possível gravar áudio e exibir sua Webcam. Após definidas essas configurações, clique em Record ou (ALT+S) que também serve para parar a gravação.

Após gravar o vídeo você poderá inserir legendas, salvar em formato *.mov e .swf, fazer upload para o YouTube ou upload para o próprio site do fabricante (recomendado).

Ao clicar em Upload, você precisará se registrar ( cadastro rápido ).

Veja um exemplo de um vídeo que elaborei:

Outras opções OnLine:

Opções Offline:

Gostou? Conhece outras ferramentas? Comente!

Abraços

Edvan

Mais artigos deste autor »

Graduado em Sistemas de Informação pela Unime-BA, Pós-graduando em Engenharia de Software pela POS-EAD. Mantém um blog sobre WHMCS www.whmcs.blog.br, Proprietário da www.edvan.com.br


4 Comentários

Marcellobo
1

Para usuários linux, o software livre krecordmydesktop realiza a operação de gravação de aúdio e imagem do desktop, permite escolher a qualidade da gravação, tem interface gráfica e pode(claro né!) ser executado via konsole. Existem outros, mas para os tutoriais que fiz, atendeu minha necessidade.
Fica aí a dica.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!