Criando um Checklist automático de Banco de Dados

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Assim que assumi a posição de DBA, encontrei muitos artigos dizendo que todos os dias deveriam ser realizadas uma série de verificações, o famoso CheckList do DBA, dentre elas, verificar se os Jobs rodaram com sucesso, se os backups foram realizados, se tem espaço em disco disponível, etc. No meu ambiente cuido de 5 servidores com SQL Server e realizar essa tarefa em cada um desses servidores me toma um tempo razoável, imagine em ambientes maiores que esse (como existem aos montes por ai). Assim, encontrei na internet querys que me retornavam algumas dessas informações, mas chegar todos os dias no trabalho e ter que abrir o Management Studio para rodar várias querys ainda não era a solução ideal.

Com isso, resolvi criar uma planilha Excel com várias abas que agrupam todas as informações que eu verificava manualmente em um único local, com um tipo de informação por aba da planilha. Esse relatório é enviado diariamente para o meu e-mail às 8:00 da manhã, logo, quando chego só tenho o trabalho de abrir a planilha, analisar o CheckList e tomar as devidas medidas.

Além disso, posso até acompanhar como está o meu banco de dados de casa ou do celular, para o caso de não ter ido ao trabalho (folga, médico, reunião fora da empresa ou férias).

No artigo abaixo, mostro como montar essa planilha.

http://fabriciodba.spaces.live.com/blog/cns!874FDFFD5EC76B2E!326.entry

Fabricio França Lima

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

FabricioLimaDBA

Mais artigos deste autor »

MCITP Database Administrator |
Meu Blog: http://fabriciodba.spaces.live.com/
Siga-me no twitter: http://twitter.com/fabriciodba


2 Comentários

André Cunha
1

Parabéns pelo post Fabrício ! Ele está muito bem explicado e com certeza vai ajudar muita gente que está começando na área de administração de banco MS SQL.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">