Globo.com migra ambiente de banco de dados com ajuda de solução Quest Software

O padrão Globo de qualidade faz parte do dia-a-dia dos brasileiros. Consciente deste fato, a Globo.com – braço online das Organizações Globo – trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano para manter, na Internet, exatamente a mesma cultura de qualidade e excelência. Trata-se de uma missão desafiadora.  O fato de ser a porta de entrada para um gigante da mídia com TV, rádio, jornal e revistas faz com que o portal maneje arquivos dos mais diversos formatos. Somente em vídeo, por exemplo, o portal ganha 500 novos arquivos por dia. Pelos cálculos da equipe de TI do veículo até o final de 2008 cerca de 55 milhões de vídeos já tinham sido publicados neste espaço. Outro elemento que altera este quadro é fato de que, dentro da visão de convergência de mídias que norteia o mundo moderno e está plenamente encarnado nas Organizações Globo, tudo o que é publicado, por exemplo, na revista semana Época, também tem de ser disponibilizado no portal da empresa.

Suporte aos milhões de acessos do Big Brother Brasil

Essa visão convergente mostra sua força em alguns fenômenos de comunicação nacional. É o caso das votações para eliminação de participantes do Big Brother Brasil (BBB). A equipe de TI da Globo.com já sabe que, especialmente na votação final – que determina quem sai e, finalmente, quem é o grande vencedor – acontecem picos de acesso que, em alguns casos, superam jogos da Copa do Mundo. Na edição de 2008, no momento em que o âncora do programa, Pedro Bial, anunciou que era hora de votar e escolher qual participante levaria o prêmio, foram registrados nada menos do que 96 milhões de acessos simultâneos à página da Globo.com.

“Esse é o dia-a-dia de um portal; o inesperado – ou o esperado, como o impressionante acesso durante a final do BBB – acontece e a área de TI da empresa tem de estar pronta para garantir a qualidade do serviço ao internauta, qualquer que seja a demanda”, detalha Camila Dias, coordenadora de banco de dados da Globo.com. “Tudo o que acontece no portal afeta a infraestrutura de banco de dados; notícias, vídeos, fotos, conteúdos estáticos e dinâmicos, informações da área administrativa e comercial”. Dentro deste quadro, não é de se espantar que a tarefa de migrar servidores no ambiente Oracle exigisse, da equipe de Camila, uma solução específica para este desafio. “Com ajuda do Quest Shareplex for Oracle, realizamos a migração de três bancos de dados em períodos de duas semanas sem que fosse necessário, em nenhum momento, desligar os servidores Oracle”.

Alta disponibilidade é qualidade

A missão de manter, no portal Globo.com, o padrão de excelência que percorre todas as Organizações Globo fez com que a equipe de TI procurasse sempre nivelar pelo alto os projetos e requisições da área técnica. “Para nós, alta disponibilidade é qualidade”, resume Camila. É exatamente esta filosofia que levou à escolha do Quest Shareplex for Oracle para o delicado momento de migração dos servidores de banco de dados; máquinas baseadas nos chips Itanium deram lugar aos servidores Intel x8664. “Eu acredito que quem precisa migrar ambientes críticos de bancos de dados – seja o hardware, seja atualizar o software – precisa de uma ferramenta de apoio como o Quest Shareplex for Oracle”, ensina Camila. “Com essa solução – que usamos de maneira pontual em três mini-projetos, cada um deles tomando duas semanas – conseguimos atingir nossos objetivos sem nenhum downtime e sem que esta transição fosse percebida pelos nossos assinantes”.

Segundo Camila, a própria decisão de migrar a arquitetura física dos servidores foi motivada pelo desejo da empresa de investir ainda mais na qualidade do serviço. “Desejávamos aumentar a performance do ambiente de banco de dados, além de diminuir os custos”, revela. Além da mudança das máquinas e da reinstalação do Oracle, era fundamental transferir todos os registros de três grandes sistemas da Globo.com para os novos equipamentos. “Trata-se do sistema responsável pela manutenção do portal de notícias propriamente dito, do banco de dados de assinantes e billing e, finalmente, do sistema responsável pelos banners publicados no portal”, detalha Camila.

Migração antecedeu Big Brother Brasil de janeiro de 2009

O momento desta migração inseria-se na visão de negócios da Globo.com. “No final de 2008 estávamos nos preparando para dar suporte ao Big Brother Brasil que começaria em janeiro de 2009; sabíamos que o número de sessões simultâneas aumentaria muito; para garantir com folga o processamento desses acessos era fundamental realizar um upgrade nos servidores”.  Diante deste desafio, a equipe de Camila procurou soluções que realizassem a migração dos registros de banco de dados da máquina antiga para a nova. “Em nossas pesquisas, encontramos soluções que, para realizarem sua tarefa, exigiriam até 24 horas de downtime – algo impensável para um portal como o Globo.com”.

A Globo.com acabou escolhendo uma solução que realiza a tarefa de transferência de dados sem nenhum downtime. “Foram construídos três mini-projetos de migração, um para cada banco de dados; como a migração é uma ação pontual, contratamos licenças da solução Quest por tempo limitado e com direito a serviços de projeto e implementação”.  Na avaliação de Camila, a ferramenta Quest Shareplex for Oracle trouxe para a Globo.com os resultados desejados: uma migração completa e bem-sucedida, sem nenhum ônus para os assinantes.

Fonte: GAD Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!