Informatica leva armazenamento de dados para a nuvem

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Solução pioneira de infraestrutura como serviço tem o objetivo de resolver o problema das empresas com a organização do crescente volume de informações

Para reforçar sua aposta em Cloud Computing, a Informatica Corporation, fornecedora líder e independente de software de integração de dados, anuncia a solução Informatica Data Archive Cloud Store, que auxilia a área de TI das empresas a integrar a computação em nuvem ao ecossistema de armazenamento. Trata-se da primeira oferta de infraestrutura como serviço (IaaS) do mercado para arquivar, na nuvem, informações de bancos de dados e aplicativos com segurança e por um custo acessível. O Gartner prevê que, até 2013, 50% das organizações adotarão o arquivamento de informações nos modelos SaaS ou na nuvem.

A Informatica Data Archive Cloud Store é compatível com praticamente todos os tipos de dados estruturados, inclusive bancos de dados relacionais, aplicativos empresariais e datawarehouses. A solução elimina a necessidade de conhecimento técnico sobre bancos de dados, em virtude de seu sistema padrão de gerenciamento de arquivos, e, ainda, simplifica o ciclo de vida do arquivamento de dados, independentemente de estarem na nuvem da Internet ou nas dependências da empresa. Tudo isso, mantendo a segurança e a integridade dos dados com criptografia de ponta a ponta e regras, que facilitam a restauração dos dados arquivados.

Para o gerente geral de ILM da Informatica Corporation, Adam Wilson, as corporações estão repensando sua abordagem à retenção de dados, face ao crescimento exponencial dos volumes de informações e à necessidade de mantê-las por períodos mais longos. “A nova solução da Informatica é ideal para manter, de forma econômica, grandes volumes de dados que são acessados com baixa freqüência”, conta o executivo.

Outra característica da Informatica Data Archive Cloud Store é o fato de incluir um serviço otimizado de acesso a dados na Amazon EC2 para consultas e recuperação de informações armazenadas no serviço Amazon S3. A solução preserva o acesso pleno aos dados arquivados, por meio de consulta SQL padrão, relatórios e outras ferramentas de descoberta destinadas aos usuários. Também distribui automaticamente a carga de processamento para contrabalançar picos de utilização quando os requisitos de relatórios são maiores, durante a fase de eDiscovery ou as auditorias de conformidade.

De acordo com Simon Robinson, diretor de pesquisas sobre armazenamento da consultoria de pesquisas 451 Group, as organizações buscam maneiras de arquivar seus dados com mais segurança e economia de custos, sem sacrificar o acesso fácil a eles. “Com este lançamento, a Informatica oferece a seus clientes uma maneira eficaz de simplificar e aproveitar os recursos de computação e armazenamento na nuvem, além de acessar os dados inativos de seus aplicativos empresariais e bancos de dados”, afirma. Ainda segundo Robinson, o armazenamento de dados armazenados combina com a elasticidade dos serviços na nuvem, em vista da natureza dinâmica do acesso às informações e da viabilidade de menores custos associados à implantação da infraestrutura como serviço.

Fonte: PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa e Comunicação da Informatica Corporation

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">