Solução amplia capacidade e cobertura de rede

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Indicado para redes corporativas e para área agrícola, cidades digitais e campus universitários, a RED Network, especializada em soluções de networking, acaba de trazer ao Brasil, o MBW-1100, um rádio com arquitetura mesh capaz de aumentar a capacidade da rede, ampliar em até quatro vezes o raio de cobertura e diminuir as interferências.

O segredo é a combinação de um arranjo de antenas inteligentes com direcionamento de feixe (tecnologia beam forming) e técnicas de DSP – processamento digital de sinais.

Diferente dos sistemas padrões que utilizam um único access point, com uma ou duas antenas, esse sistema é baseado em múltiplos access points, com quatro antenas que recebem e transmitem os sinais simultaneamente. As antenas são de alto ganho (14-17 dBi), mais do que o dobro em relação aos rádios omni convencionais.

Assim, a solução permite obter o mesmo nível de serviço com um quarto de dispositivos instalados. “Como requer menos bases, os custos operacionais podem ser reduzidos de de 40% a 80%”, afirma Roberto Stecca, consultor de novos negócios da RED Network. “Além disso, a operadora ainda pode agregar de 40 a 50% mais usuários”, completa.

Além disso, pela FCC (Federal Communications Commission) permite usar uma potência maior de 42 dBm. Esse impulso no poder de transmissão proporciona maior alcance, melhor taxa de transferência efetiva do sistema e uma experiência otimizada do usuário.

Compatível com os padrões IEEE 802.11 b/g e utilizando a banda de 2.4 GHz para dispositivos móveis, e a faixa de 5.8 GHz para células vizinhas, o aparelho tem baixo consumo de energia elétrica e, para reduzir ainda mais, pode usar painéis solares.

Para facilitar a administração da rede wi-mesh, o aparelho tem um software que pemite centralizar o gerenciamento. O rádio também possui roaming automático entre as células e produz menos interferência nos sistemas vizinhos.

“Essa tecnologia era utilizada somente para aplicações militares do exército israelense, porém com o avanço das técnicas eletrônicas, o custo dessa solução acabou se tornando mais acessível”, conta Stecca.

Entre as principais aplicações estão os provedores de internet sem fio, municípios, escolas e sistemas de videovigilância para segurança pública. O sistema suporta aplicações intensivas, como streaming de vídeo, jogos em tempo real, videotelefonia e outras aplicações multimídia.

MBW-1100
Mobile Broadband Wireless
Fabricante: GoNet Systems
Distribuidor: RED Network
Compatível com os padrões IEEE 802.11 b/g
Dimensões: 33 x 24,5 x 12 cm
Peso: 7 kg
Preço Sugerido: R$ 13.900,00*

À venda em lojas especializadas

Mais informações: (11) 5049-6100 – www.rednetwork.com.br

* Cotação do dólar em 15/03/2010

Fonte: Hablar Comunicação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">