3º maior banco espanhol implementa solução da Informatica

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Informatica Corporation, fornecedora líder e independente de soluções de software de integração de dados, anuncia que o Banco Popular, terceira maior instituição financeira espanhola, acaba de adotar a solução Informatica Data Quality para melhorar a qualidade dos dados processados pela companhia e aumentar a eficácia de suas campanhas de negócios.

Presente na Espanha, Portugal e nos Estados Unidos, o Banco Popular Group é atualmente o terceiro maior banco espanhol. Esta implementação é parte de uma iniciativa em andamento que visa ao aperfeiçoamento das operações do banco e à atração e retenção de clientes. A solução da Informatica Corporation ajudará a companhia a oferecer produtos sob medida e de forma oportuna à base de clientes.

Em dezembro de 2008, o banco estabeleceu, junto com o departamento de TI, uma divisão com a finalidade de examinar a qualidade das informações utilizadas. Isso foi feito devido à consciência de que os clientes devem ser abordados com ofertas de produtos que realmente atendam a suas necessidades. Para isso, precisão é indispensável.

A Divisão de Qualidade criada pelo banco publica, mensalmente, um Índice de Qualidade de Dados baseado em 23 variáveis, que assegura a completude e a fidelidade das informações. Estas 23 categorias incluem campos como nome, data de nascimento, formação e os códigos CNAE (classificação nacional de atividades econômicas) e CNO (título profissional). Todos são classificados como obrigatórios, necessários ou desejáveis, ou seja, são ligados a questões de conformidade regulatória, a requisitos de negócios e a informações úteis em relação a preferências e interesses do cliente.

Otimização: a palavra de ordem – Antes da implementação do Informatica Data Quality na instituição financeira, a distinção entre os tipos de variações era feita por meio de programação manual, um processo de grande complexidade devido ao acréscimo de novos requisitos. Por essa razão, o Banco Popular avaliou diversas ferramentas de automação de qualidade de dados optando pela solução da Informatica Corporation. Como o Banco Popular Group já utilizava outra ferramenta da companhia, o Informatica PowerCenter, para fazer a integração de dados provenientes de todos os sistemas do banco, foi possível reaproveitar a estrutura desenvolvida para esse projeto.

“Em vista dos excelentes resultados obtidos em uma prova de conceito com 280 mil registros, o Banco Popular escolheu o Informatica Data Quality”, afirma o diretor da Divisão de Qualidade do Banco Popular, Alberto Romero. As vantagens proporcionadas pelo software incluem um dicionário completo dos domínios existentes, que é essencial para lançar ofertas por e-mail, e o fato de ser muito fácil de usar, mesmo quando os usuários não têm formação técnica.

Motivada com os resultados da prova de conceito, a instituição pretende fazer com que a solução seja usada pelas áreas de negócios. “Nosso intuito é envolver as pessoas da área de negócios — das agências às diretorias regionais — para que essa disciplina não seja mais vista como uma tarefa que compete exclusivamente ao departamento de TI. Isso também torna as estratégias de negócios mais eficazes”, complementa.

Automação e economia de tempo – Uma das maiores vantagens da implementação do Informatica Data Quality prevista para 2010 é aumento da independência e autonomia da Divisão de Qualidade da instituição, que se tornará capaz de definir suas próprias regras sem depender do cronograma das equipes de desenvolvimento.

É esperado, ainda, que o nível de qualidade de dados registrado no relatório mensal chegue a 90% em todas as variáveis – atualmente esse valor gira em torno de 74%. Da mesma forma, a automação do processo como um todo resultará em significativa economia do tempo gasto pela equipe técnica da Divisão de Qualidade, que poderá se dedicar a análises aprofundadas de todas as informações. Além disso, a solução reforçará a capacidade da empresa para acompanhar as mudanças nos requisitos regulatórios que dizem respeito ao gerenciamento e à proteção de dados no setor financeiro.

Nos dias atuais, assegurar a precisão das informações e garantir a ausência de barreiras tecnológicas ou organizacionais que dificultam o acesso aos dados são questões críticas para uma gestão eficaz. “Um número crescente de clientes, como o Banco Popular, tem eleito a plataforma Informatica para este fim, combinando qualidade e integração de dados para transformar suas informações em um verdadeiro patrimônio estratégico”, conclui o Diretor Regional para a Espanha e Portugal da Informatica Corporation, Emilio Valdés.

Fonte: PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa e Comunicação da Informatica Corporation

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">