Blue Coat lança appliance para provedores de serviços de telecomunicações economizarem largura de banda em grande escala

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

São Paulo, 13 de abril de 2010 – A Blue Coat Systems, Inc. (Nasdaq: BCSI), líder em tecnologia de Entrega de Aplicações em Rede, lança o appliance CacheFlow™ Série 5000, destinado às operadoras de serviços de telecomunicações, para atender ao crescente consumo de largura de banda no backhaul de suas redes. Esse produto é particularmente útil em regiões onde a largura de banda é cara ou limitada. Utilizando uma avançada tecnologia de caching, o novo appliance contribui para atender, com eficiência, à crescente demanda dos usuários por vídeo on-line, download de arquivos e todos os tipos de conteúdo Web 2.0. O CacheFlow 5000 reduz significativamente o consumo de banda, proporcionando retorno sobre o investimento em seis meses, em média, e uma economia excepcional para as operadoras ao longo do tempo.

“Os padrões de uso da Internet evoluem no sentido de um consumo cada vez maior de largura de banda, em função da disponibilidade de aplicações como acesso on-line a mídias digitais, vídeo, jogos e conferências de voz e vídeo sobre IP”, afirma Melanie Posey, diretora de pesquisa de mercado em telecomunicações do IDC. “Na medida em que surgem e evoluem novas aplicações e conteúdos para a Internet, as empresas provedoras de serviços de telecomunicações precisam adequar suas redes a um novo perfil de demanda, de modo a atender às exigências do usuário final em termos de capacidade e qualidade de serviço”, completa.

A crise de largura de banda

Em 2009, o tráfego de Internet cresceu 74% em todo o mundo, e os prestadores de serviços tiveram que aumentar a capacidade do tráfego de banda larga em 9,5 Terabits por segundo (Tbps) – volume equivalente à totalidade de largura de banda utilizada no ano de 2007 (fonte: TeleGeography). Apesar do aumento da oferta de banda, o crescimento do tráfego Internet manteve altos os custos de sua utilização. Em algumas regiões do mundo, o acesso internacional à banda larga pode custar mensalmente centenas de dólares por Megabit/segundo (Mbps), enquanto em outras regiões custa apenas dezenas de dólares. As empresas provedoras de serviço em lugares onde a largura de banda tem custo proibitivo correm o risco de perder a lucratividade, ou não de atender à demanda dos usuários. O problema se torna mais grave porque o usuário, cada vez mais, espera rapidez e interatividade em seus acessos à Web.

Próxima geração de caching

O appliance CacheFlow 5000 utiliza avançada tecnologia de caching, projetada especialmente para típicos conteúdos Web 2.0, como grandes arquivos e conteúdos de mídia, incluindo vídeos. A própria natureza dinâmica desses conteúdos tem dificultado o seu caching, e o CacheFlow foi criado para vencer essas dificuldades. Ao armazenar e depois distribuir para os usuários o conteúdo Internet solicitado, o CacheFlow, por exemplo, valida a atualização da URL antes de enviá-la, de modo a garantir que o usuário receba a versão mais recente.

Com o serviço CachePulse, os benefícios da computação em nuvem

O CacheFlow utiliza um novo serviço da Blue Coat, o CachePulse™ para obter automaticamente atualizações baseadas em cloud computing. Esse serviço fornece regras e instruções que permitem ao CacheFlow acessar com eficiência os conteúdos Web 2.0, além de contribuir para a economia de utilização de banda. A partir de dados de todos os usuários de appliances CacheFlow, o CachePulse “descobre” sites, não importa onde estejam baseados, que poderiam ter seu caching facilitado, e procede a esses ajustes, de modo a melhor servir aos usuários informações desses sites, quando solicitadas.

Eficiência em momentos de pico do tráfego Web

Ao instalar os appliances CacheFlow 5000 em suas redes, os provedores de serviços passam a contar com um aliado para enfrentar picos de tráfego que ocorrem quando, em um determinado momento, multiplicam-se as solicitações de acesso a determinados sites – como é o caso de sites de notícias, quando há grandes eventos esportivos, acontecimentos políticos importantes ou qualquer tipo de acontecimento em que o usuário precise se atualizar constantemente. Com grande capacidade de transferência de dados, esse appliance consegue manter as características de economia de banda nos momentos de pico, e pode ser implementado para atender a uma região específica dando conta do acesso ao tráfego do backhaul e da entrega local de conteúdos dinâmicos.

Segurança e cumprimento de normas e regulamentações

O appliance CacheFlow 5000 também executa o Blue Coat WebFilter™, de modo a garantir o cumprimento de normas e regulamentações e minimizar os riscos de segurança. Pode, ainda, ser configurado para bloquear acessos específicos, incluindo o acesso aos sites listados pela Internet Watch Foundation.

Experiência com operadoras

O novo appliance CacheFlow 5000 baseia-se na longa experiência da Blue Coat com empresas de telecomunicações em todo o mundo. A Blue Coat tem operadoras entre seus clientes desde a fundação da empresa, em 1996, quando ainda se chamava CacheFlow; hoje, as dez maiores operadoras do mundo são clientes da Blue Coat.

“Tivemos a oportunidade de participar do beta teste do appliance CacheFlow 5000 da Blue Coat, e ficamos impressionados com os resultados. Todas as operadoras que são clientes da Blue Coat devem concordar que é impressionante o foco da empresa na resposta às nossas necessidades. A Blue Coat agora oferece um equipamento especialmente criado, em termos de projeto e funcionalidades, para atender às exigências de nosso mercado”, afirma o Dr. Viriya Upatising, diretor técnico da True Internet, um dos principais provedores de serviços Internet na Tailândia, com cerca de 750.000 assinantes. A True Internet, que oferece seus serviços a empresas e consumidores, incluindo acesso fixo e móvel, vem utilizando há anos as soluções de caching da Blue Coat.

O diretor técnico da True Internet comenta ainda que “para nós, o preço internacional da largura de banda é muito alto, de modo que um produto como o CacheFlow certamente nos trará economia e nos ajudará a controlar custos relativos ao crescimento de nossa base de usuários e do tráfego que geram. Em nossos testes, o appliance CacheFlow efetivamente efetuou o caching de conteúdos Web 2.0 e o entregou perfeitamente aos usuários, proporcionando uma expressiva economia em utilização de banda, além de demonstrar uma excelente capacidade em transferência de dados e ótimo desempenho. Nós vamos implementar muito em breve o CacheFlow em nossa rede”.

Um novo appliance, especialmente projetado para operadoras

O appliance CacheFlow 5000 oferece interfaces Ethernet de 1 e 10 Gigabits, proporcionando alta capacidade em transferência de dados, e pode atender à demanda por maiores volumes com utilização em cluster. Os appliances CacheFlow foram validados em testes com algumas das principais empresas fornecedoras de equipamentos para balanceamento de carga em redes de comunicação, como Brocade, Radware e A10 Networks.

“O appliance CacheFlow 5000 representa um salto significativo na resposta aos desafios que enfrentam as operadoras”, disse Jason Nolet, vice-presidente do grupo de produtos de entrega de aplicações da Brocade. “Com a Blue Coat, nossa parceira de longa data, fizemos testes do CacheFlow operando em conjunto com nossos controladores de entrega de aplicação ServerIron ADX, e também com nossos roteadores e switches para a segunda e terceira camadas de rede. Com esse conjunto de equipamentos, podemos garantir um excelente funcionamento fim-a-fim da rede, com alta disponibilidade e ótimo desempenho.”

“O CacheFlow 5000 foi projetado com base em nossa expertise na entrega de conteúdo e aplicações Web de forma eficaz e segura”, afirma Darrell Long, vice-presidente e gerente geral para infraestrutura de operadoras da Blue Coat. “Nossa inovadora tecnologia de caching se destina a auxiliar as operadoras a enfrentar o monumental desafio da crescente demanda de usuários fixos e móveis por vídeos e conteúdos Web 2.0.”

O appliance CacheFlow 5000 já está disponível para comercialização.

Fonte: SHEDI – Silvia Helena Editora

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">