Cidade Administrativa de Minas Gerais conta com uma das maiores infraestruturas de TI do país

O consórcio entre NetService e Cimcorp, parceiros de negócios Cisco, ganhou licitação pública para fornecimento da infraestrutura de redes, segurança de dados, conectividade wireless e comunicações unificadas para a nova Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, usando a arquitetura Cisco de redes borderless. O complexo administrativo, um dos maiores do mundo, construído entre o aeroporto de Confins e a cidade de Belo Horizonte, foi inaugurado no mês de março.

A Cidade Administrativa conta com uma das maiores infraestruturas de TI do país e vai concentrar secretarias e órgãos da administração direta do Estado, com o objetivo de dinamizar os processos de gestão pública, melhorar o atendimento ao cidadão e gerar economia nos gastos com a máquina pública. A missão do consórcio firmado entre NetService e Cimcorp é propiciar maior eficiência na implementação e utilização do sistemas de TI e telecomunicações ao longo dos 270 mil metros quadrados do complexo administrativo.

Destaques:

Serão instalados aproximadamente 11 mil ramais IP, incluindo os modelos 7906G, 7945G e 7965G – aparelhos telefônicos digitais baseados em Protocolo de Internet – com o objetivo de permitir comunicação interoperável e colaborativa.

Visando oferecer um ambiente de rede seguro para o trabalho de aproximadamente 16 mil servidores públicos, também fazem parte do contrato soluções de segurança, sistemas de firewall, Cisco Security Monitoring, Analysis, and Response System (Cisco Security MARS) e o Cisco Intrusion Prevention System (IPS), que fornecerão proteção à integridade do sistema e confidencialidade de informações essenciais. Essa funcionalidade atende a uma exigência comum do poder público, que busca preservar a segurança de dados sigilosos entre os diferentes órgãos do governo, sem sofrer, no entanto, qualquer prejuízo em termos de colaboração.

A Cidade Administrativa receberá um fluxo estimado de mais 5 mil pessoas/dia. Atualmente, a administração direta do Estado funciona em 53 endereços diferentes. As primeiras transferências ocorreram em janeiro, quando um grupo de 1,8 mil funcionários começou a trabalhar no novo complexo. Toda a estrutura da administração direta de Minas Gerais deve estar sediada e funcionando na cidade administrativa até meados de 2010.

Amos Maidantchik, diretor para o setor público, Cisco do Brasil

“O governo do Estado de Minas Gerais, percebeu que a adoção de uma infraestrutura tecnológica avançada e integrada é tão importante quanto um projeto arquitetônico ousado e uma obra bem acabada. Este é um dos mais importantes contratos do Setor Público da história da Cisco do Brasil, incluindo o fornecimento de soluções de comunicações unificadas, rede LAN, segurança e wireless. A solução vai auxiliar o governo mineiro a atingir suas metas de excelência administrativa”.

José Moreira de Araújo Neto, CEO da NetService

“A Cidade Administrativa de Minas Gerais é uma obra que honra Belo Horizonte e todo o nosso Estado pela sua importância estratégica e pela beleza e inovação que marcam o projeto. Poder participar do desenvolvimento da futura sede do Governo do Estado com o fornecimento de toda rede multi-serviços do complexo é motivo de orgulho para a NetService”

Rogério Dias, diretor comercial da Cimcorp em Minas Gerais

“Este é um dos maiores contratos desta modalidade na América Latina, o que confirma nossos 21 anos de expertise e o crescimento local da Cimcorp em Minas Gerais. Não há no Brasil algo desta magnitude. Ficamos muito orgulhosos de fazer parte deste projeto ambicioso, que mostra a maturidade do mercado brasileiro e ficará para a história”.

Fonte: Porter Novelli Technologies – Assessoria de Imprensa Cisco

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!