O Verbo Empreender e o Verbo Sonhar

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Lembro-me da primeira empresa que tive aos 20 anos, uma software house que desenvolvia sistemas para pequenas confecções.

Nasceu do sonho de um jovem estudante de informática, enriquecer fazendo algo que gostava, sem os dramas das complicadas carreiras nas empresas.

Na primeira crise de pagamento do meu maior cliente os problemas começaram e se arrastaram por quase um ano. Isto e outros fatores de planejamento e plano de negócios fizeram com que a empresa não durasse mais do que 18 meses.

Exausto, sem capital, com uma grande idéia, mas sem fundos, vendi tudo o que tinha, desfiz a sociedade e parti para arrumar um bom emprego.

Infelizmente não tinha ninguém para me orientar neste momento !

23 anos depois, após uma brilhante carreira em multinacionais, bem resolvido financeiramente, com mais maturidade e conhecimento me lancei novamente ao empreendedorismo, mas agora num projeto ligado ao desenvolvimento de pessoas nas organizações. O vírus que ficou encubado por anos agora voltava mais forte do que nunca, mas desta vez a motivação ficou por conta de um extenso processo de mudança, de quebra de paradigma em minha vida.

E as dificuldades… Existem e continuam em vários aspectos semelhantes às de 23 anos atrás.

Quando deixamos uma grande organização, sem perceber deixamos também uma serie de armaduras que eram utilizadas por nós e vistas por nossos clientes. Deixamos de ser o Diretor Senhor da empresa X, para sermos o Zé Mané da nossa empresa.

Acreditamos que vamos vender nosso produto para nossa rede de relacionamentos, para os antigos colegas, para as organizações que conhecemos e sem querer, descobrimos a duras penas que o Sr. Zé precisa recomeçar do zero.

No meu caso, todos os negócios que realizei este ano foram com pessoas novas, contatos novos, empresas para as quais eu não tinha nenhuma relação. Tudo foi conseguido do novo e do inusitado.

Devemos estar preparados para esta grande mudança de paradigma.

Quando nos lançamos numa empreitada como esta, após anos de trabalho assalariado, as mudanças são enormes e sensacionais, mas toda mudança incomoda o ser humano. Portanto, o acompanhamento de um profissional ou instituição competente para discussão deste processo é extremamente oportuna neste momento.

Aos que já começam como empreendedores, os desafios são outros, mais ligados a maturidade, conhecimento de mercado e vários outros fatores, que também merecem um foro de discussão com um profissional ou entidade esclarecida no assunto.

Vários aspectos da nossa postura, comportamento, conhecimento aplicado ao dia a dia devem ser ajustados para esta realidade, de forma que as frustrações inerentes a qualquer novo processo sejam menores do que o processo de motivação que leva a nós empreendedores a praticar o verbo EMPREENDER!

A viagem de novas descobertas é fantástica, e realmente quando olhamos para trás, apesar das dificuldades, nos vemos muito mais fortes e preparados para quaisquer desafios que a vida venha a nos impor.

Portanto preparem seus espíritos, tracem um plano de autoconhecimento das suas maiores fraquezas e virtudes, e acima de tudo, acreditem em seu sonho.

Ah ! Claro que não devem se esquecer de um bom plano de negócios.

Mas o principal é que para mim, o verbo empreender continua significando a mesma coisa que o verbo sonhar!

Fonte: Ezencutivo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marco Land

Mais artigos deste autor »

MBA pela FGV em administração de empresas com 23 anos de experiência na área de consultoria de informação e gestão para grandes empresas.

Personal & Professional Coach formado pela Sociedade Brasileira de coach com reconhecimento do Behavioral Coaching Institute – USA.


3 Comentários

Leandro Severino
1

Parabéns Marco,
Excelente o teu artigo totalmente verdadeiro e realístico. Eu luto à 10 anos por esse “sonho de empreender” e tu tens toda a razão. Acredito que o ponto mais importante é realmente a maturidade, que infelizmente só vem com o passar do tempo.

Maicon Pinto
3

Legal Marco… sou desenvolvedor hoje, mas estou tentando ajudar a empresa da família que é da área de segurança a crescer…

Não está sendo fácil, faltam muitas informações e os recursos bem limitados, mas tenho certeza que a empresa tem futuro, e vai melhorar em muito ainda…

É com a ajuda de pessoas como você que compartilham dicas, que vamos amadurecendo quem sabe tendo uma chance maior…

Parabéns e muito SUCESSO!!!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">