Salesforce.com e VMware formam aliança estratégica para lançar o VMforce, a primeira nuvem Java empresarial do mundo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Salesforce.com, [NYSE: CRM] a empresa de computação nas nuvens empresarial, e a VMware, Inc. (NYSE: VMW), líder global em infra-estrutura de nuvem, anunciaram uma parceria para fornecer, vender e dar suporte a uma nova nuvem Java empresarial chamada VMforce. A ser anunciado pelos CEOs das duas empresas, em um evento que ocorreu ontem hoje em São Francisco, o VMforce combinará as tecnologias, experiências e comunidades das duas empresas líderes de computação nas nuvens que atualmente revolucionam o setor de tecnologia da informação.

Com o VMforce, mais de 6 milhões de desenvolvedores Java de aplicativos empresariais, dos quais 2 milhões afirmam ser usuários do Spring Framework, terão um caminho aberto à computação nas nuvens. Agora, CIOs e departamentos de TI serão capazes de usar as habilidades em programação e investimentos em aplicativos Java existentes para tirar vantagem total da plataforma líder do setor, Force.com, e criar aplicativos empresariais Cloud 2 que proporcionem em tempo real a interação social e a produtividade profissional em qualquer dispositivo móvel. O VMforce simplificará dramaticamente o modo como empresas e desenvolvedores Java de aplicativos empresariais poderão usufruir dos benefícios da computação nas nuvens, sem comprometer a flexibilidade, o controle e a possibilidade de escolha de que necessitam.

“Desenvolvedores Java de aplicativos empresariais, bem-vindos ao Cloud 2”, disse Marc Benioff, chairman e CEO da salesforce.com. “Essa mudança fundamental incorpora a computação nas nuvens, a colaboração em tempo real e dispositivos móveis como o iPad a fim de atender às necessidades atuais das empresas.” Agora, graças à parceria com a VMware, estamos lançando o VMforce e trazendo Java à Force.com, para que assim desenvolvedores Java de aplicativos empresariais possam criar novos e poderosos aplicativos Cloud 2.

“As empresas estão buscando soluções que proporcionem os benefícios da computação nas nuvens ao mesmo tempo que tiram proveito de recursos, da experiência e da infra-estrutura existentes”, afirmou Paul Maritz, CEO da WMware. “Ao criar uma solução tão simplificada para o desenvolvimento de aplicativos modernos, o VMforce é um passo significativo para que possamos oferecer aos nossos clientes um modo de combinar os investimentos internos com os recursos e a flexibilidade da computação nas nuvens.”

O VMforce fornecerá a primeira nuvem Java empresarial que será:

Confiável: Executado na infra-estrutura global e confiável da salesforce.com, o VMforce herdará os benefícios de uma infra-estrutura de fornecimento de serviços que conta com as certificações mais rigorosas do setor de segurança, incluindo ISO 27001, SysTrust e SAS70 Tipo II. Milhares das maiores empresas mundiais já trabalham com a VMware e a salesforce.com. Agora, com VMforce, elas poderão tirar proveito da força combinada dessas duas empresas para levar às nuvens seus aplicativos mais cruciais.

Aberta: O VMforce dará suporte a código Java padrão: Objetos POJO, páginas de servidor Java (JSPs), servlets Java e muito mais utilizando a popular Spring Framework. Ao criar aplicativos Java empresariais usando Spring, as empresas poderão portar esses aplicativos para o VMforce com facilidade e vice-versa.

Flexível: Com o VMforce, os aplicativos são escalados automaticamente. Clientes do VMforce não terão de se preocupar com o dimensionamento de servidores de aplicativos, bancos de dados ou infra-estrutura para atender às exigências de desempenho. O VMforce pode lidar com a escalabilidade automaticamente, na forma de serviço.

Completa: O VMforce fornecerá uma solução completa para o desenvolvimento Java empresarial na nuvem, que inclui a infra-estrutura global confiável, plataforma de virtualização, tecnologia de integração e gerenciamento, banco de dados relacional na nuvem, plataforma de desenvolvimento e serviços de colaboração, tempo de execução de aplicativo, metodologia de desenvolvimento, ferramentas e muito mais.

Cloud 2: O Cloud 2 combina recursos de próxima geração de mobilidade, colaboração social e acesso a informações em tempo real, criando novos níveis de produtividade e aprimorando ainda mais a computação nas nuvens empresarial.

VMforce: a mais confiável nuvem empresarial para desenvolvedores Java

VMforce será a primeira missão crítica para o ambiente de implantação de aplicações corporativas Java na nuvem. VMforce será conjuntamente entregue pela salesforce.com e VMware, combinando a linguagem a mais popular do mundo, Java, o framework Java mais popular do mundo, Spring, e a plataforma de virtualização líder, VMware™ vSphere, e em execução na plataforma mais confiável do mundo, Force.com.

VMforce será concebido de modo a incluir:

Spring Framework: O VMforce usará a Spring Framework, a metodologia de desenvolvimento Java líder, que tem o suporte da divisão SpringSource da VMware. A Spring facilita a criação de poderosos aplicativos Java empresariais, aumentando a produtividade de desenvolvimento e o desempenho em tempo de execução ao mesmo tempo em que a cobertura de teste e a qualidade do aplicativo. O VMforce usará também o SpringSource Tool Suite, um ambiente de desenvolvimento integrado, certificado e comprovado que oferece o conjunto de ferramentas baseado em Eclipse mais completo para a criação de aplicativos Java.

SpringSource tc server: Os aplicativos VMforce serão executados no tempo de execução tc Server®, a versão Enterprise do Apache Tomcat. O tc Server é um servidor de aplicativos muito popular otimizado para ambientes virtuais e nas nuvens.

Serviços Chatter da Force.com: À medida que o mundo passa a adotar cada vez mais aplicativos Cloud 2 para interação social e acesso móvel, os desenvolvedores serão capazes de incorporar serviços de colaboração do Chatter em seus aplicativos. Esses serviços integrados incluem perfis, atualizações de status, grupos, feeds, compartilhamento de documentos, a API do Chatter em muito mais.

Serviços e plataforma de desenvolvimento Force.com: Uma vez que o VMforce será executado na plataforma Force.com, os desenvolvedores terão acesso a serviços comerciais integrados que poderão ser configurados em seus aplicativos sem a criação de código personalizado. Esses serviços incluem a pesquisa, identidade e segurança, fluxo de trabalho, relatórios e análise, uma API robusta de integração com serviços web, implementação em dispositivos móveis e muito mais.

Banco de dados Force.com: Desenvolvedores que usarem o VMforce desfrutarão dos benefícios do comprovado banco de dados relacional Force.com, incluindo escalabilidade automática, alta disponibilidade, ajuste automático, backup e recuperação após desastres.

Tecnologia vCloud da VMware: A tecnologia vCloud da WMware gerencia automaticamente a pilha Java por trás de aplicativos VMforce, assim os desenvolvedores ficarão livres do custo e da complexidade envolvidos na gestão de hardware e software. A tecnologia vCloud da VMware coloca o aplicativo Java na nuvem, automatiza a integração do aplicativo com o banco de dados Force.com e gerencia a plataforma de virtualização vSphere subjacente. O novo vCloud App Core da WMware organiza e gerencia a camada VMware vSphere subjacente e a camada de tempo de execução do aplicativo, incluindo a Spring Framework e o tc Server.

VMware vSphere: A plataforma de virtualização líder do setor fornece os componentes fundamentais ao VMforce ao proporcionar aos aplicativos Java o isolamento, gerenciamento e virtualização de recursos.

Infra-estrutura nas nuvens da Force.com: O VMforce será executado na infra-estrutura de computação nas nuvens global e confiável da salesforce.com, que atualmente lida com uma média de 250 milhões de transações diárias que envolvem aplicativos empresariais e dados confidenciais de mais de 72.500 clientes.

Preço e disponibilidade

O VMforce deverá ser lançado no mercado para avaliação de desenvolvedores em 2010 e o preço será anunciado naquele momento.

Recursos adicionais:

– Para obter mais informações sobre o VMforce, visite http://www.vmforce.com – Acompanhe no Twitter a @salesforce e a @VMware.

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">