Sebrae adota sistema de armazenamento virtual da Nevoa Networks

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O Sebrae-PB tem nove escritórios regionais no Estado da Paraíba. A unidade de João Pessoa é responsável pelos sistemas de e-mail, website, vigilância eletrônica e servidor de arquivos do grupo regional. Para facilitar esse trabalho, as unidades são interligadas via conexão exclusiva, formando assim sua própria rede de dados estadual. Essa rede, por sua vez, é conectada à rede nacional, com central em Brasília.

Para consolidar toda capacidade de armazenamento das nove unidades e criar discos virtuais com finalidades segmentadas, aumentar o espaço de backup, bem como ampliar a capacidade de armazenar arquivos e imagens dos diversos projetos, o Sebrae-PB contratou a Nevoa Networks como parceira em tecnologia.

“Toda empresa tem um conjunto de computadores e hardisks (HD) individuais, mas esta capacidade não estava sendo utilizada para o tipo de armazenamento. Precisávamos de servidores para armazenar grandes quantidades de fotos, vídeos, apresentações, entre outros”, revela Jailma Araújo dos Santos, gerente de Tecnologia da Informação do Sebrae-PB.

Em setembro de 2009, a Nevoa Networks, que tem sede na Paraíba e é especializada em armazenamento virtualizado, implantou no Sebrae o sistema Nevoa Virtual Disk (NVD).  O dispositivo possibilita o controle dos recursos ociosos de armazenamento, localizados em qualquer máquina da rede, como se fosse um único servidor, sem precisar adquirir mais hardware.

A implantação do NVD ocorreu primeiro em alguns computadores. Atualmente, a solução está presente em todos os hardwares da sede do Sebrae-PB. “Hoje, os 200 usuários que temos usam o software da Nevoa de forma tranquila e segura, com muito mais espaço disponível para suas necessidades de gravação de documentos”, garante Jailma.

“A Nevoa com a sua solução de software de armazenamento, conseguiu somar todos os HD disponíveis na rede e formar um volume único”, explica a gerente de TI. Ela exemplifica: “se você tem dois HD de 80 megabytes, somando os dois você terá um com uma capacidade dobrada e assim terá mais espaço para armazenar seus arquivos”, ensina.

Com a adoção da solução da Nevoa, foi possível ao Sebrae-PB consolidar toda capacidade de armazenamento dos quatro escritórios e criar discos virtuais com fins diferenciados.  “A Nevoa só trouxe benefícios, pois é uma empresa parceira, dotada de integridade e compromisso com seus serviços. Seu software foi muito bem aplicado e atendeu plenamente o nosso interesse, as nossas necessidades”, afirma Jailma Araújo dos Santos. “Outro fator, decisivo na escolha pela Nevoa, foi o preço acessível”, completa.

“Para ser competitiva, uma empresa não pode abrir mão da modernidade e da capacidade de inovar”, menciona a gerente de Tecnologia da Informação do Sebrae-PB. “Nós estimulamos o acesso à tecnologia e promovemos a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. O sistema implantado pela Nevoa pode ser a solução para que as MPEs possam aumentar sua possibilidade de operação”, sentencia.

“A Nevoa Networks nos proporcionou mais capacidade com o Nevoa Virtual Disk. Agora já não precisamos mais comprar um novo disco, cada vez que tivermos que aumentar o espaço de armazenamento, nem precisamos excluir ou apagar arquivos antigos do Sebrae-PB”, festeja Jailma. Ela relembra: “Isso era o que tínhamos que fazer antes do software da Nevoa, pois o espaço era insuficiente para todos nossos arquivos. Perdíamos nossa biblioteca, nossas informações antigas, mas também importantes. Por falta de espaço, tínhamos que eliminar”, completa Jailma.

“Os responsáveis pela Nevoa Networks são excelentes empresários e entendem muito de tecnologia. Isso facilita a troca de informação sobre as novas tendências tecnológicas. Encontramos excelentes parceiros de trabalho”, argumenta a gerente de TI do Sebrae-PB.

Fonte: Link Portal da Comunicação  –  www.linkportal.com.br

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">