Soluções de tecnologia educacional da Positivo Informática chegam a São Francisco do Conde, na Bahia

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, na Bahia, acaba de adotar a Mesa Educacional Alfabeto como a solução de tecnologia que irá colaborar para a inclusão digital e para a educação de cerca de quatro mil alunos das 23 escolas municipais. Criada por uma equipe multidisciplinar da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, a Mesa Educacional Alfabeto coloca a tecnologia a serviço da aquisição da linguagem escrita de uma forma inigualável para as crianças. Com o uso de animações, vídeos e recursos sonoros, favorece a criação de um ambiente interativo e estimulante, fazendo com que o processo de alfabetização seja uma experiência rica, lúdica e única.

“As tecnologias educacionais vêm adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Na escola não é diferente e sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem”, diz o Secretário de Educação de São Francisco do Conde, Eliezer Santana. Segundo ele, as escolas precisam sofrer transformações frente a essa ‘nova tecnologia’ e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca da realização de seus sonhos. “As mesas Alfabeto compõem o arsenal de instrumentos tecnológicos que visa dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. Nós vislumbramos o potencial dessa ferramenta e adotamos para nossas crianças”, explica o Secretário.

É fácil entender o entusiasmo de São Francisco do Conde: a Mesa Educacional Alfabeto está entre as mais inovadoras ferramentas de tecnologia, acumula prêmios nacionais e internacionais e já é usada por milhares de alunos no Brasil e no exterior, em diversos estágios da Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

Desenvolvida para permitir o trabalho colaborativo de até seis crianças, a Mesa Educacional Alfabeto proporciona um ambiente de interação e socialização. Ela é composta por módulos eletrônicos e atividades interativas multimídia que, em conjunto, atendem múltiplos objetivos educacionais e suprem as necessidades pedagógicas de alunos de diferentes idades, níveis de conhecimento e de desenvolvimento. A integração entre o material concreto e as atividades multimídia proporciona a aprendizagem de conteúdos de diversas áreas do conhecimento; e o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como criatividade, coordenação motora, expressão oral e escrita, resolução de problemas, entre outras.

A Mesa Educacional Alfabeto possui mais de 1.800 vocábulos e 1.100 imagens, além de fábulas, provérbios, cantigas de roda e trava-línguas, entre outras, mas o professor pode expandir esse universo inserindo textos, palavras, imagens, sons e vídeos de acordo com o nível de aprendizado dos alunos. Encaixando blocos coloridos em um módulo eletrônico, o aluno aprende a reconhecer letras, construir palavras, associar cada palavra ao seu significado, ler, escrever, interpretar textos e muito mais.  Tudo isso – vale reforçar – em um ambiente interativo e estimulante, com animações, vídeos e recursos sonoros.

Alunos com dificuldades auditivas e visuais contam com recursos como leitura em Libras, Lupa, navegação pelo teclado e cubos em Braile.

São Francisco do Conde foi fundada em 1698 e fica na região metropolitana de Salvador (a 67 km da capital). Tem área de  266,631 km², 31.219 habitantes e sua arquitetura, rica em sobrados, igrejas e engenhos, é um passeio pelo século XVI. A prefeita,  Rilza Valentim, Bacharel, Mestre e Doutoranda em Química pela Universidade Federal da Bahia, já foi  Secretaria de Educação de São Francisco do Conde, Secretária da Ação Social do município e vereadora.

Fonte: Rosa Arrais Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!