ABRADISTI é criada oficialmente no país e visa fomentar crescimento da cadeia de fornecimento em TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Com o objetivo de fazer com que o mercado, incluindo os setores público e privado, entenda o papel do segmento de Distribuição na área de tecnologia da informação no país, bem como sua relevância para fomento do crescimento da TI e de sua movimentação na economia brasileira, nasce a ABRADISTI – Associação Brasileira de Distribuidores de Tecnologia da Informação.

A Associação é a primeira no Brasil pertencente a esse segmento, presidida por Mariano Gordinho, atual Vice-Presidente da Officer e composta por quatro Vice-Presidentes: José Bublitz Machado, Diretor Geral da SND, Alberto Rodrigues, Diretor Geral da Alcatéia, Marco Antonio Chiquie, Diretor Geral da AGIS e Marcos Coimbra, Diretor Geral da All Nations.

Entre seus objetivos, a ABRADISTI chega para permitir que os associados sejam mais participativos em relação às políticas nacionais de TI; evidenciar a importância do setor de tecnologia e do distribuidor no mercado brasileiro; abrir portas para a entrada de novas tecnologias no país; promover ações que auxiliem no combate ao contrabando, incentivando seus associados a importarem tecnologias que não são industrializadas ou não estão presentes no país; entre outras atividades importantes para ascensão constante da cadeia de fornecimento.

Para Mariano Gordinho, Presidente da ABRADISTI, o distribuidor ainda não é visto da forma  como deveria, principalmente por atuar no meio do processo na relação entre fabricantes, revendas, varejo, empresas e consumidores. “Temos um papel fundamental nessa cadeia de fornecimento e é preciso não apenas ressaltar, mas evidenciar a nossa relevância na economia brasileira. Existem marcas e produtos em tecnologia que o consumidor só compra porque o distribuidor importa. A Associação nasceu para falar, reivindicar e explorar os assuntos relacionados em nome de toda cadeia de distribuição”.

Mariano complementa: “Vamos trabalhar para gerar essa visão mais ampla sobre nosso setor, que atualmente representa mais de 50% do volume de negócios gerados em TI no país. Vamos fazer ações para que o mercado como um todo nos enxergue de maneira ativa, como uma das principais partes que contribui para a disponibilidade e o consumo de tecnologia no Brasil”.

Um dos planos da ABRADISTI também contempla o desenvolvimento de pesquisas sobre o número de revendas ativas, empregos gerados pelo setor, quanto o mercado de distribuição movimenta no país, entre outros temas de vital importância para orientar as estratégias dos associados em relação aos seus negócios.

A atual visão do Distribuidor

“É importante mudar também a visão do distribuidor no que diz respeito a sua infraestrututura”, explica Mariano. O Presidente ressalta que as atividades do mercado de distribuição não estão limitadas a comprar e vender produtos.

“O distribuidor investe em ações que não estão claras para quem está na ponta. Para suportar o crescimento da demanda por novos itens da indústria de TI, fomos ‘obrigados’ a evoluir para um modelo um pouco mais sofisticado de negócio. Temos diversos departamentos para manter um crescimento sustentado. A logística, o controle de estoque, treinamentos em vendas, treinamentos técnicos para suportar os produtos que comercializamos, entre outros diversos investimentos são fundamentais para abastecer essa demanda”, avalia o executivo.

Apoio e Associados

A ABRADISTI também já conta com o apoio de Associações renomadas no setor como ABES (Associação Brasileira das Empresas de Sofware) e ABINEE (Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos).

Atualmente, a ABRADISTI conta com 11 empresas associadas: Abano, AGIS, Alcatéia, All Nations, Cogra, Mazer, Myatech, Network1, Officer, Pauta e SND. O objetivo é chegar a 60 empresas associadas, espalhadas pelo Brasil.

Os associados também já contam com o Selo de Certificação ABRADISTI, que poderá ser divulgado pelas empresas associadas como forma de dar maior credibilidade às organizações que apoiam e suportam as iniciativas da Associação.

Fonte: NB Press Comunicação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">