Atualizando o Ubuntu para a versão 10.04 Lucid Lynx

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá meus caros!

Dia 29/04 foi lançada a versão 10.4 denominada Lucid Lynx da ótima distribuição GNU/Linux Ubuntu. Esta versão traz como de costume algumas novidades e melhorias. Neste post vamos focar nos passos de atualização para a versão 10.04 a partir da versão 9.10. O primeiro passo, é atualizar todos os pacotes do Ubuntu 9.10 até sua versão mais recente. Para isso, aperte “Alt + F2″. Com esse comando, abriremos o “terminal de execução de aplicativos” conforme abaixo. Nele, iremos executar o update-manager.

Caso seu Ubuntu 9.10 estiver totalmente atualizado, irá aparecer a mensagem “Nova versão do Ubuntu 10.04 LTS está disponível”. Caso não estiver, aplique todas as atualizações sugeridas que em seguida a mensagem aparecerá. Clicar em “Atualizar”.

Em seguida aparecerá as notas de versão. Nós brasileiros não somos muito de ler manual, mas é interessante dar uma olhadinha. Depois clique em “Atualizar”.

Após este ponto, o processo de instalação efetivamente iniciará:

Iniciar atualização.

Durante a instalação poderão acontecer alguns questionamentos de modificação de configuração. Manter ou não a configuração fica a critério de quem está instalando. Mas caso não faça nem ideia do que é o correto, dê um “Avançar”.

Remova os pacotes não mais utilizados.

Ao final será solicitado o reboot da máquina para que o Ubuntu inicie já na nova versão.

e…voilá!!!….Depois da máquina iniciar, você deve ter uma visão parecida com a abaixo(Não necessariamente com este papel de parede).

Agora é fuçar e aproveitar esta nova versão do ótimo Ubuntu. Num próximo post falaremos sobre as melhorias e novas funcionalidades.

Não deixe de compartilhar conosco sua experiência com o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx. Espero que tenham gostado.

Um abraço e até mais!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Emerson Dorow

Mais artigos deste autor »

Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


7 Comentários

Bruno Bê
1

Parabéns pelo excelente post Emerson.
Atualizei meu sistema operacional Ubuntu no dia 29/04 e percebi diversas melhorias em relação à estrutura, mas o mais bacana foi em relação ao tempo de boot e a supresa de um novo visual que conta com um logotipo simplificado e um ambiente roxo fugindo do estilo convencional.

Lauan
4

Gostaria de saber como restaurar o Ubuntu. Por que quando ele estava atualizando, ja na etapa de instalação ele foi desligado abruptamente. Depois disso ele não funcionou mais. Se alguem tiver alguma sugestão diz ai.

João
6

No meu caso não funciona. O que posso fazer para que apareça a atualização de versão do meu Ubuntu? é algo como destravar a versão atual para que as novas versões sejam listadas, porque quando faço os processos não aparece nenhuma atualização de versão, porém, uso o Ubuntu 10.10!!!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">