CEOs de TI debatem História do Brasil sob o ponto de vista dos empreendedores

O fio condutor do debate será dado pelo jornalista e doutor em ciências políticas, mestre em sociologia e bacharel em ciências sociais, Jorge Caldeira, autor de livros como História do Brasil com Empreendedores; Mauá, empresário do império; Viagem pela história do Brasil; A Nação Mercantilista e  Banqueiro do Sertão.

Caldeira, que tem também uma extensa carreira como jornalista em alguns dos principais veículos de imprensa do país, vai debater com representantes do empresariado gaúcho e de entidades que defendem o empreendedorismo no Brasil. O CEO do Grupo Meta, Telmo Costa, que é também membro do Conselho do Movimento Brasil Competitivo, falará da experiência como um dos fundadores de um dos maiores grupos da área de Tecnologia da Informação do país; já o CEO do Grupo Processor, César Leite, que é também conselheiro da ONG Fundação Pensamento Digital, poderá narrar um pouco de sua experiência empreendedora na criação do Grupo Processor, que tem sede no Rio Grande do Sul e hoje atua em diferentes países da América Latina. Estará presente também o diretor de Formação do Instituto de Estudos Empresariais e vice-presidente do Instituto Liberdade, Ricardo Gomes, que abordará o papel dos jovens no empreendedorismo.

Além de estudantes, o evento tem como foco empreendedores, empresários, profissionais autônomos e professores universitários. O objetivo da Antonio Meneghetti Faculdade, instituição que tem seus cursos de ensino superior voltados principalmente para os campos da Administração e Gestão Empresarial, é levar à comunidade um senso de valorização da característica empreendedora brasileira, assim como, ampliar o conhecimento crítico dos participantes sobre a história do país.

O debate será realizado no anfiteatro da Antonio Meneghetti Faculdade (Rua Recanto Maestro, 338, distrito Recanto Maestro –RS). A entrada é mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e a inscrição deve ser feita, no local, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações de alimentos arrecadadas serão distribuídas para entidades beneficentes dos municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca.

O evento é uma promoção da Antonio Meneghetti Faculdade com o apoio do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, da Fundação Antonio Meneghetti, das prefeituras municipais de Restinga Seca e São João do Polêsine, dos Grupos Meta e Processor, além da revista Performance Líder.

Sobre Jorge Caldeira
Como jornalista, foi Publisher da revista Bravo!, consultor do projeto Brasil 500 Anos da Rede Globo, editor-executivo da Revista Exame, editor da Ilustrada e da Revista da Folha, do jornal Folha de S. Paulo e editor de economia da revista Isto É. Ocupa a cadeira 18 da Academia Paulista de Letras.

Caldeira deverá abordar, nesse debate, principalmente o livro História do Brasil com Empreendedores, em que trata da economia do Brasil Colônia e mostra que, nesta época, o país apresentava crescimento econômico maior do que Portugal. Conforme demonstra Caldeira, os pequenos empreendedores da época criaram uma economia dinâmica e produtiva. Demonstra assim um país construído pelo seu próprio povo e não por conquistadores e heróis. Na obra, o autor faz ainda comparações com livros de autores clássicos sobre o tema, tais como Oliveira Vianna e Caio Prado Jr.

Empreendedorismo no Brasil cresce
A importância de debater o tema do empreendedorismo brasileiro pode ser demonstrada, em um exemplo, por pesquisa divulgada, neste ano, pela organização internacional Global Entrepreneuriship Monitor. Esta é a décima participação consecutiva do Brasil na pesquisa que é realizada em diversos países e possibilita uma análise do comportamento empreendedor nesta década. Um dos destaques do relatório divulgado em 2010 é o crescimento do empreendedorismo no Brasil. O número de negócios com até  três meses de atividade cresceu 97% em relação a 2008, quando 2,93% da população adulta tocavam empreendimentos. Em 2009, esse número saltou para 5,78%.  A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos negócios está nas mãos de jovens: 52,5% dos empreendedores têm entre 18 e 34 anos.  A pesquisa é coordenada internacionalmente por institutos como o London Business School e o Babson College e, no Brasil, conta com a parceria do Sebrae, FIEP e SESI/SENAI.

SERVIÇO
O que? Debate Empreendedorismo e Contribuições Sociais
Quando? 16 de maio, às 15h
Onde? Anfiteatro da Antonio Meneghetti Faculdade (Rua Recanto Maestro, 338, distrito Recanto Maestro –RS)

Inscrições: no local, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Informações: Secretaria do Evento- [email protected]

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!