Conhecendo a versão 3 da ITIL

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá meus caros!

Depois de algum tempo sem postar algo, devido início de alguns novos projetos na minha carreira (graças ao PTI) estou eu aqui de volta, para falar sobre o ITIL v3. Assunto este cada dia mais discutido daqui pra frente. O OGC, que é o mantenedor do framework ITIL, definiu como 30 de Junho a data limite para a realização dos testes de certificação da versão 2 do ITIL. Como isso, a versão 3 deste framework de Gerenciamento de Serviços de TI vem ganhando força, já que os postulantes a certificados ITIL no segundo semestre terão que estudar para certificação já nesta nova versão.

Apesar da versão 3 ter sido lançada em 2007, a grande maioria das implementações nas organizações são baseadas na versão 2. Isso porque os conceitos e processos são mais fáceis de serem entendidos e implementados, e todo o investimento feito até então não pode simplesmente ser deixado de lado.

A OGC, na minha visão foi muito feliz no lançamento desta nova versão. A ITIL V3 é uma grande evolução da versão anterior. O núcleo da ITILV2 eram os livros de “Entrega de Serviços” e “Suporte a Serviços”. Nesta abordagem, não havia uma seqüência clara de implementação dos processos, e nem um foco muito grande em estratégia e melhoria dos processos.

A versão 3 pega todos os 10 processos e uma função da ITIL v2 e os distribui em 5 estágios/livros:

  • Estratégia de Serviço
  • Desenho de Serviço
  • Transição de Serviço
  • Operação de Serviço
  • Melhoria Contínua

Os processos da ITILV2 foram distribuídos dentro destes estágios, novos processos foram criados, e outros foram “desmembrados”. Por exemplo, na versão 2, o processo Gerenciamento de Capacidade tinha uma atividade que era o Gerenciamento da Demanda. O Gerenciamento de Capacidade na versão 2 misturava a gestão da Capacidade dos itens de configuração(técnico) com o monitoramento do negócio por serviços de TI(gestão). Na versão 3, o Gerenciamento de Demanda virou um processo a parte e foi colocado no estágio estratégia de serviço. A idéia é pensar na demanda que certo serviço terá, antes mesmo do desenho e configuração do mesmo.

A ITIL V3 pensa no ciclo de vida do serviço, já que todo serviço nasce a partir de uma necessidade do negócio (novos produtos, novas tecnologias que aumentam produtividade, reduzem custos e etc), é desenhado, utilizado e descartado quando não tiver mais utilidade, ou quando outra tecnologia assumir seu lugar.

Falando resumidamente sobre os estágios, a estratégia tem o foco em verificar o valor (benefício/retorno) de um novo serviço para o negócio, bem como os custos envolvidos e sua demanda. O desenho irá fazer a configuração dos itens de configuração que juntos irão formar um serviço, levando em conta requisitos de disponibilidade, continuidade dos serviços entre outros pontos, identificados na estratégia. O estágio de transição terá a responsabilidade de construir os serviços e disponibilizá-los no ambiente de produção de forma segura. A operação de serviço terá foco em manter os serviços funcionando. A melhoria contínua tem o foco ajustar os serviços de acordo com as mudanças do negócio, além de atuar na melhoria contínua de todos os processos em todos os estágios.

A figura que representa todo este ciclo de vida é a abaixo:

O objetivo deste post é fazer uma introdução ao assunto. Nos próximos posts irei procurar detalhar melhor os estágios e processos. Não fiz a certificação ainda nesta versão 3, estou ainda na fase de estudos, descobrindo este interessantíssimo framework.

E você? Já se certificou na ITIL V3? Está estudando para tal? Pretende estudar? O que achou? Compartilhe conosco sua experiência.

Um grande abraço a todos. Até breve!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Emerson Dorow

Mais artigos deste autor »

Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


4 Comentários

Bruno Sampayo
1

Ola Emerson,
Obrigado pela introdução sobre ITIL v3. Sempre tive a duvida entre me certificar na versão 2 ou 3.
Como comecei meus estudos a pouco tempo (3 Meses) participei de palestras e leituras sobre a v2
e como o mercado atual grande parte trabalha baseado na v2 tente em mente que a migração para a v3 é gradual
algumas ja trabalham nessa migração, outras serão mais resistentes.
Como ja tenho uma base da v2 vou agora focar meus estudos para a v3 para me certificar.
O que acha dessa iniciativa ? Tem alguma sugestão por onde devo me orientar?

Abraços,
Bruno Sampayo
[email protected]

Emerson Dorow
2

Olá Bruno!
Agora a única opção é fazer a prova da ITIL versão 3. Eu sugiro você pegar o sylabus do exame no site da exim, bem como um simulado oficial deles, onde você pode fazer o download gratuitamente. Segue o link do site: http://www.exin-exams.com/exams/exam-program/itil-apmg/itv3f.aspx.

Se você já tem a base da V2, isso é ótimo, porém, cuide bastante pois em alguns processos da ITIL os conceitos mudaram um pouco. O cuidado que digo é para não fazer confusão. No mais é tranquilo.

Um abraço,

Emerson Dorow
ProfissionaisTI/Governançadeti.com

Elton
3

Olá amigo,
Gostaria de me certificar na v3 estudando por conta e se possível ainda esse ano.
Você teria algum material de apoio para recomendar?

E continue com os bons posts.

Grato,
Elton

Emerson Dorow
4

Olá Elton!
Tenho alguns materiais, mas não posso lhe passar pois iria ferir os direitos autorais de quem montou o curso. Você pesquisar material na web mesmo…torrents entre outros.

Eu recomendo que você invista 80..90 reais num curso on-line e tenha um material bacana e a certeza de ter aprendido e passado no exame.

Abs,

Emerson Dorow
ProfissionaisTI/Governancadeti.com

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">