Pesquisa Blue Coat durante a Interop, em Las Vegas, revela ampla adoção de sistemas virtualizados em filiais de empresas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Blue Coat Systems, Inc. (Nasdaq: BCSI), líder em tecnologia de Entrega de Aplicações em Rede, divulgou hoje os resultados de uma pesquisa sobre a adoção de sistemas virtualizados em filiais de empresas com unidades geograficamente distribuídas. A pesquisa, realizada pelo Merritt Group com patrocínio da Blue Coat, inclui informações sobre a preferência dos usuários quanto à maneira de conduzir a virtualização. Foram ouvidos 150 profissionais de TI e redes durante a Interop 2010, realizada em Las Vegas de 25 a 29 de abril. Os resultados mostram que a virtualização hoje está sendo utilizada não somente em data centers, mas também nas filiais das empresas; revelaram, também, acentuada preferência pela utilização de servidores-padrão – em detrimento dos appliances ou roteadores de tecnologias proprietárias – como plataforma para a virtualização nas diferentes unidades da empresa.

De acordo com o levantamento realizado pelo Merritt Group:

  • A virtualização migra para as filiais: a virtualização se fortalece nas filiais de empresas: 59% por cento dos profissionais de rede entrevistados responderam que utilizam a virtualização no ambiente das filiais; o índice de adoção é ainda maior nos data centers, onde 76% dos entrevistados disseram usar a virtualização.
  • Virtualização em filiais se amplia em 2010: este ano deve crescer o uso da virtualização nas filiais das empresas.  Entre os profissionais ouvidos na pesquisa, 44% dos que ainda não usam a virtualização nas filiais planejam implementá-la este ano. E entre os que já a utilizam, 81% informaram que este ano ampliarão seu uso.
  • Virtualização em plataformas-padrão: 82% dos entrevistados preferem utilizar servidores-padrão como plataforma para a virtualização de serviços e aplicações nas filiais das empresas.

A Blue Coat recentemente lançou o ProxySG® Virtual Appliance, família de produtos de software para otimização de redes WAN capazes de otimizar a entrega de aplicações de negócios e simplificar a consolidação da infraestrutura de TI em filiais. O ProxySG Virtual Appliance, que é instalado em servidores-padrão sobre o Microsoft Windows Server 2008, possibilita a otimização da entrega de aplicações de vídeo e Internet. Além disso, o servidor pode executar também aplicações utilizadas localmente. Em vez de oferecer um ambiente virtualizado consolidando aplicações de escritório em seus tradicionais appliances, a Blue Coat preferiu virtualizar sua solução para operação em servidores-padrão, proporcionando a seus clientes uma solução flexível e econômica.

Comentários

Brian Ball, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral de Application Delivery Networking da Blue Coat Systems afirma que “com a virtualização de impressão, autenticação e serviços de rede cada vez mais frequente nas filiais das empresas, espera-se que organizações virtualizem também a otimização de suas WANs, uma vez que a otimização já se mostrou fundamental para acelerar processos de negócio, aprimorar a colaboração e aumentar a produtividade do pessoal dos escritórios. Para as empresas que precisam agilizar e simplificar suas infraestruturas de rede e serviços de TI em filiais, a solução virtualizada proporciona uma melhor relação custo-benefício, além de maior flexibilidade e aceleração no ritmo dos negócios”.

Parag Patel, Vice-Presidente de Alianças da VMware comenta que “ a VMware oferece soluções poderosas para  reduzir custos e otimizar operações nas filiais, e temos certeza que um número cada vez maior de organizações percebe as vantagens dos ambientes virtualizados”.

Gráficos

Gráficos dos resultados da pesquisa:

1. Virtualização nas filiais
http://www.flickr.com/photos/bluecoatsystems/4576322712/

2. Planos para implementar a virtualização em filiais em 2010
http://www.flickr.com/photos/bluecoatsystems/4576322732/

3. Plataformas de virtualização: preferências
http://www.flickr.com/photos/bluecoatsystems/4575688525/

4. Consolidação de sistemas de filiais utilizando servidores-padrão
http://www.flickr.com/photos/bluecoatsystems/4463550450/

Para mais informações, visite www.bluecoat.com

Fonte: SHEDI – Silvia Helena Editora

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">