A Tendência da automatização dos processos no mundo corporativo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A cada dia que passa, reparamos como tem mudado os hábitos de nossos habitantes em todo o Mundo. Antigamente, se você precisasse efetuar um depósito no seu banco, era de esperar que você se deslocasse até uma agência bancária mais próxima, enfrentar aquela fila prolongada, e aguardar com “paciência” o momento de depositar o dinheiro, sendo esse depósito necessário a intervenção do funcionário do banco para concretizar a operação bancária.

Mas os tempos mudaram, e não há mais aquela necessidade de ir ao banco esperar em filas enormes para depositar dinheiro, os bancos implementaram os terminais de Auto-Atendimento, em que se pode fazer as principais operações em sua conta sem precisar que um funcionários seja exclusivo para isso, uma verdareira revolução tecnológia nas operações bancárias, ou seja, uma automatização dos processos internos do banco que foram passados para o cliente executar. Pode-se até programar um depósito após o expediente bancário, que naturalmente, será liquidado no próximo dia útel.

Assim como na rede bancária, muitas empresas estão “automatizando” suas rotinas internas de trabalho e gerando uma grande satisfação financeira para os administradores. O objetivo é acabar com a repetição desnecessária de certas ocasiões, e serem executadas por um sistema informatizado que, além de trazer economia no tempo, vai ocorrer um retorno financeiro muito grande, pois o tempo gasto em que um funcionário exerce um determinada função repetidamente, um programa de computador pode fazer o mesmo trabalho em um tempo muito reduzido, assim, possibilitar o deslocamento desse trabalhador para um outro setor ou função que “ainda” não pode ser informatizada.

A tendência das empresas é diminuir o quadro de funcionário de modo racional, utilizando as tendências tecnológicas atuais e aumentando o seu faturamento sem onerar seus custos operacionais. O bom administrador é aquele que, mesmo não tendo vivido desde a sua infâncida no meio tecnológico, sabe o momento ideal para utilizar a tecnologia a seu favor, e principalmente, o mais imporante, gerar retorno financeiro para a empresa.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Roney Médice

Mais artigos deste autor »

Coordenador de Segurança da Informação do Terminal Retroportuário, no Porto de Vitória, com mais de 17 anos de experiência na área. Consultor de Segurança da Informação do Grupo Otto Andrade. Perito em Computação Forense. Membro Fundador do CSA - Cloud Security Alliance, Membro do Comitê ABNT/CB-21 em Segurança da Informação. Graduado em Ciência da Computação, Direito e MBA em Gestão de Segurança da Informação.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">