APC mostra conceito de eficiência energética para data centers

A APC by Schneider, participa do 20º Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras – CIAB 2010, que acontece entre os dias 09 e 11 de junho, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.

A APC levará para a feira seu conceito de data center modular e ar condicionado de precisão. “Acabou o tempo em que era necessário dimensionar um data center para 10 anos no futuro e assim realizar investimentos altíssimos e adotar a política do desperdício. A palavra de ordem para data centers agora é modularidade, especialmente para quem quiser ser eficiente do ponto de vista energético e nos negócios”, explica Helton Capella, diretor de marketing da APC para América Latina.

InfraStruXure®  e Calculadora de TCO

A APC conta com uma arquitetura completa para data centers chamada InfraStruXure®. Trata-se de uma solução de infraestrutura para ambientes de TI que compreende no-breaks modulares e escaláveis, racks, sistema de ar condicionado de precisão, software de gerenciamento e serviços. “O InfraStruXure chegou para revolucionar os data centers e trazer economia para as empresas”, diz Capella. O executivo conta que a APC até disponibiliza em seu Website diversos calculadores para medição de eficiência energética, dentre eles o de Custo Total de Propriedade (TCO) do InfraStruXure®, que compara os custos do ciclo de vida de um data center modular com os de uma arquitetura convencional. Esses calculadores podem ser acessados em http://tools.apc.com.

O InfraStruXure®, com foco na maximização da eficiência por meio de uma abordagem modular e escalável, garante uma solução confiável e de altíssima disponibilidade para ambientes críticos de TI. Todas as famílias de no-breaks que integram a solução InfraStruXure® são desenvolvidas de acordo com este conceito de modularidade. Recentemente, a empresa lançou um novo modelo do APC Symmetra, um no-break com o menor TCO – Total Cost of Ownership — da categoria e modular, o que torna a instalação e futura expansão dos data centers muito mais fácil. Também ajuda os gestores de TI a dimensionar a potência correta para sua instalação. “Esses equipamentos foram desenvolvidos para resolver os desafios dos data centers: crescer de acordo com o aumento de demanda, sem que isso signifique investimentos maciços, mais obras de infraestrutura ou, pior ainda, interromper a produção”, analisa o diretor de marketing da APC.

Outra inovação introduzida pela APC são os sistemas de ar condicionado de precisão, capazes de resfriar apenas determinado rack ou o servidor onde o processamento estiver acontecendo. “Estamos falando de sistemas de refrigeração inteligentes. Com a computação em nuvem e servidores blades, por exemplo, não temos mais controle onde o processamento pesado ocorrerá, mas o sistema da APC possui uma inteligência capaz de identificar onde está o servidor mais quente naquele momento e assim refrigerá-lo”, explica Eduardo Silva, engenheiro de aplicações da APC. A adoção desse tipo de sistema pode trazer economia de até 15% no consumo de energia elétrica, garante a companhia.

APC e IBM – Data Center Modular Portátil

Recentemente, a APC, em parceria com a IBM, lançou o PMDC (sigla em inglês para Data Center Modular Portátil), tendo como base sua arquitetura InfraStruxure® e os recursos globais de serviços da IBM. O PMDC abriga um data center totalmente operacional com toda a infraestrutura física, inclusive os sistemas de energia e refrigeração e monitoramento remoto. Essa solução, já disponível mundialmente, agrega as tecnologias da APC de energia, refrigeração, racks e software de gestão corporativa para ajudar os clientes na rápida implementação de um data center escalável de 46 a 232m2, econômico em termos de energia e com excelente custo-benefício para atender suas necessidades corporativas. A parceria também permite que os clientes façam o projeto e criem um data center rapidamente em praticamente qualquer ambiente.

A APC participa do CIAB 2010 em parceria com a IBM.

Para obter mais informações sobre a APC, acesse www.apc.com

Fonte: GAD COM

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!