Conhecer a “biblioteca” de melhores práticas da TI pode render altos salários

Ganhar entre 5 e 15 mil reais por mês, para um gestor de Tecnologia de Informação, pode ser apenas uma questão de conhecer uma biblioteca com menos de dez livros, desde que se tenha uma certificação atestando isso. Trata-se da ITIL (sigla inglesa para Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), projeto criado pelo governo britânico na década de 1980, para compilar as melhores práticas de gestão no segmento. No Ceará, profissionais interessados em conhecer a “biblioteca” vão ter oportunidade de se qualificar no curso ITIL V2 Manager, a ser realizado pela tener, em parceria com a IT Partners, entre os dias 14 de junho e 30 de julho.

Existem aproximadamente 300 profissionais certificados no Brasil, dos quais menos de dez são cearenses. Os números extremamente reduzidos já dão uma idéia de quão valorizada é a certificação ITIL V2 Manager no mercado de trabalho. Esse é o nível mais avançado que um profissional pode alcançar dentro dos conceitos da segunda versão da ITIL.

Um profissional com tal título pode ganhar entre 5 e 15 mil reais, além de praticamente não correr riscos de ficar desempregado. Mas o que já é privilégio de poucos vai se tornar ainda mais difícil a partir de agosto. É que a OGC (sigla inglesa para Escritório de Comércio Governamental), entidade britânica que controla esse projeto no mundo, começou, em 2007, a reformular a metodologia de certificações ITIL, introduzindo a terceira geração da série e retirando do mercado, até o final deste ano, as certificações da versão anterior.

Ou seja, o que vem sendo feito em um curso será feito em cinco ou sete cursos. Isso para quem não conseguir se qualificar antes de agosto. No Ceará, e em todo o Norte/Nordeste, a última oportunidade será o treinamento que a tener, em parceria com a IT Partners, realizará entre os dias 14 de junho e 30 de julho. O público alvo do curso ITIL V2 Manager são os gestores de TI, cada vez mais ávidos por qualificação profissional, na medida em que cresce o rigor nas licitações dos grandes projetos de infraestrutura e na própria iniciativa privada.

Quem conseguir a certificação agora vai poder pular etapas para obter o título ITIL V3 Expert, de nível avançado, e fazer apenas mais uma prova para isso, a Bridge. Para quem perder, além de mais difícil, ficará muito mais caro chegar ao topo. O Diretor de Serviços da tener, Adriano Loutz, explica que “quem conseguir o certificado V2 Manager agora e quiser migrar para o sistema V3 poderá fazer isso, através do Bridge, até o dia 30 de junho de 2011. Em linhas gerais, os conteúdos das duas versões da ITIL são parecidos, mas no cenário atual da TI brasileira, a V2 ainda é a mais adequada”.

Ele acrescenta ainda que o profissional ITIL V2 Manager, mesmo que opte por não aderir a V3, continuará muito valorizado no mercado, dada a escassez de profissionais qualificados. O curso que terá dez dias de aula, divididos em dois blocos de cinco dias, dois de revisão, dois de prova e cerca de trinta dias de intervalo para estudos, será ministrado pelo ITIL Manager e instrutor creditado pela IT Preneurs e pela APMG, Luiz Gimenez. O profissional atua há 23 anos na área de tecnologia, e hoje gerencia projetos de consultoria em gestão de serviços e governança corporativa pela IT Partners.

Para se inscrever, o aluno deverá ter como requisito a certificação ITIL V2 Foundation e dois anos de experiência no mercado. Além de poder somar 17, dos 22 créditos necessários para obter a certificação máxima ITIL V3 Expert, quem fizer o curso ofertado pela tener e pela IT Partners, ainda economizará dinheiro. O curso custará R$ 7.900, valor equivalente ao cobrado em São Paulo, mas com a vantagem de não ter de arcar com despesas de transporte e hospedagem. Segundo Loutz, “a proximidade com o nosso estado já está atraindo profissionais de TI, de outros estados nordestinos, interessados”.

Quem anteviu esse movimento foi o CEO (diretor executivo) da IT Partners, César Monteiro. “Essa oferta é uma resposta à forte procura por formação em melhores práticas no mercado nordestino. No Ceará, especialmente, temos a felicidade de trabalhar em conjunto com a tener, uma empresa com grande experiência no mercado local e que conhece o que realmente a comunidade necessita em termos de treinamento de TI”, avalia.

Fonte: Adriano Queiroz, assessor de comunicação da Tener

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