ExtJS agora é Sencha!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Notícia super quente que foi divulgada nessa manhã. ExtJS agora é Sencha!

Juntaram a ExtJS, e os projetos JQTouch e  Raphaël e a Sencha nasceu!

Segue a notícia traduzida do blog da Sencha/ExtJS: http://www.sencha.com/blog/2010/06/14/ext-js-jqtouch-raphael-sencha/ (viva ao Google Translator! rs)

Coisas boas estão acontecendo! Hoje, estamos unindo forças com os projetos jQTouch e Raphaël, mudando o nosso nome da empresa para Sencha e mover o nosso endereço web a partir de www.extjs.com para www.sencha.com.

jQTouch e Raphaël são a principal fonte de projetos opensource em suas áreas, e nós estamos incrivelmente animados para ter seus criadores, David e Kaneda Dmitry Baranovskiy, juntando-se com a equipe Ext JS para formar Sencha. Nós acreditamos que essas colaborações conduzirão a algumas coisas novas. Nos próximos meses, fique atento para isso. Você não terá que esperar muito tempo, eu prometo!

Acreditamos que os elementos gráficos ricos e suporte touch serão componentes essenciais  do framework Ajax nos próximos anos. Se você tem acompanhado o nosso blog sobre HTML5, você vai saber que não só HTML5 e CSS3 trarão recursos significativos para internet, mas que isso já está chegando em dispositivos móveis (em verdade, ele já está aqui).

Porque Sencha?
Estamos escolhendo Sencha como o nosso nome, pois ele evoca próxima geração de desenvolvimento de software e é fácil de lembrar, soletrar e pronunciar. Sencha – o nome de um chá verde japonês popular – é a tradição de Java, e representa um novo patamar de desenvolvimento. É uma sensação inesquecível para nós. Nós esperamos que você goste também.

Os roteiros para a Ext JS, Ext GWT, Designer, Direct, etc não mudam, como resultado disso. Estamos muito animados sobre as coisas novas no Ext JS 4.0 e do resto da linha de produtos. Alguns dos nomes de cada produto pode evoluir no futuro (por exemplo, estamos pensando em mudar o nome para Designer Ext Sencha Designer), mas não esperem grandes alterações imediatas aqui.

Raphaël e jQTouch permanecerão licenciados do MIT.
Estamos na criação de uma fundação chamada Sencha Labs, que detém os direitos autorais e marcas para todos os projetos não-comerciais associados ao Sencha. Nossa licença de escolha para estes projetos é, e continuará a ser, a licença MIT. Vamos manter nossos projetos não-comerciais com as contribuições de Sencha e as comunidades destes projetos. Temos o prazer de anunciar que Jonathan Stark, um desenvolvedor de dispositivos móveis conhecido e autor de dois livros O’Reilly sobre Android e desenvolvimento de aplicativos iPhone, será o mantenedor oficial para jQTouch daqui para frente. (Bem-vindo a bordo, Jonathan!)

Bem, vamos esperar mais novidades e consequentemente, novidades aqui no blog também!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Loiane Groner

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação, trabalha como Engenheira de Software Sr em uma instituição financeira em projetos internacionais, em São Paulo. Já trabalhou na IBM como IT Specialist e líder de equipe para projetos internacionais. Possui 6+ anos de experiência em Java EE. Expertise em Java, atuando como JUG Leader no CampinasJUG e coordenadora do ESJUG, além de co-fundadora do JDuchessBR, grupos de usuários java. Expertise em Ext JS, um framework JavaScript, sobre qual escreveu um livro em inglês (Ext JS 4 First Look) lançado mundialmente pela Packt Publishing. Nas horas vagas escreve artigos técnicos e sobre carreira em TI nos blogs http://loiane.com e http://loianegroner.com. No blog também é possível encontrar cursos online gratuitos sobre produtos Sencha.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">