Os riscos das compras on-line

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Navegando pela internet, me deparo sempre com ofertas tentadoras de equipamentos eletrônicos em sites da internet, que vendem de tudo um pouco. Basta ter vontade e coragem para se aventurar nesse mundo tão rentável. Claro que nem todos os sites são seguros para se fazer compra pela internet, pesquise com amigos e saiba quais os sites que proporcionam segurança, comodidade e que praticam um preço justo.

Muitos pensam que o maior perigo de se fazer compras utilizando o cartão de crédito é pela internet, a chamada “compra on-line”. Mas temos que pensar um pouco e refletir com o seguinte caso: você quer fazer uma surpresa para seu (a) companheiro(a) e decide jantar fora, em um restaurante muito movimentado de sua cidade e então, se planeja para pagar com o cartão de crédito, pois o dinheiro ultimamente anda em falta em sua carteira. Chegando no restaurante, tem aquela noite agradável, come-se de tudo e que podia, e então, você pede a conta ao garçom, que vem todo sorridente com o valor de sua empreitada.

Bem, até aí normal, mas o que acontece depois é o mesmo risco que acontece na internet. Você “saca” o cartão de crédito da carteira, entrega ao garçom que nesse momento, “some” de sua vista com o cartão e vai passar seu cartão na máquina que se encontra no balcão. Será que seu cartão está sendo clonado? Alguém está anotando os números do seu cartão e os números de segurança para comprar na internet depois?

Pois é, os risco de se comprar na internet é o mesmo que se tem ao entregar o seu cartão para pagar a conta. A diferença é que no restaurante, basta entregar o cartão para uma terceira pessoa para que ela saiba os números de seu cartão. Como você não vai passar cartão em qualquer boteco, ou “copo sujo”, o mesmo vale para a internet, basta não informar seus dados pessoais do cartão de crédito no primeiro site de venda que entrar, que você não terá dor de cabeça. Afinal, pela internet, você recebe seu produto em casa, na hora determinada e sem aquela chatice do vendedor de querer levar outra coisa, pagar um seguro adicional e outras coisas.

Utilize a internet a seu favor.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Roney Médice

Mais artigos deste autor »

Coordenador de Segurança da Informação do Terminal Retroportuário, no Porto de Vitória, com mais de 17 anos de experiência na área. Consultor de Segurança da Informação do Grupo Otto Andrade. Perito em Computação Forense. Membro Fundador do CSA - Cloud Security Alliance, Membro do Comitê ABNT/CB-21 em Segurança da Informação. Graduado em Ciência da Computação, Direito e MBA em Gestão de Segurança da Informação.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">