Tecnologias da informação e comunicação (TICs), o mundo mudou

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Inicio aqui uma sequência de artigos trazendo para debate os paradigmas que surgem com os avanços tecnológicos, o que esta mudando em nossas vidas na inserção cada vez maior do computador, internet, redes sociais, conflitos no relacionamento da criança e adolescente, novos conceitos que surgem, relacionamentos e comunicações mediadas pelo computador entre outras discussões.

A instrumentalização e criação de ferramentas para facilitar a vida humana fazem parte de nossa existência. A pedra, o fogo, a invenção da roda, tudo em seu tempo foram criações tecnológicas do homem. É importante observar que nenhuma tecnologia foi extinta, mesmo que, por exemplo, o fogo criminalmente queimava uma aldeia, também servia para sobrevivência humana. Desta forma podemos afirmar que as descobertas mantiveram uma evolução constante. Dito isso, quero argumentar que, mesmo as tecnologias podendo possuir um lado negativo, elas não irão deixar de existir, e sim a cada dia se recriará. Tecnologia cria tecnologia.

Hoje a tecnologia cura o câncer e explode uma devastadora bomba. A internet utilizada por pedófilos é a mesma que assusta ditadores pelo seu pode democrático. As redes sociais utilizadas por pessoas sem escrúpulo para agendar combates é a mesma utilizada para interconexão pessoal e comunicação com aquele amigo nunca mais visto.

Temos hoje algo que esta mudando o relacionamento humano sem precedentes na história da humanidade, falo da internet, esta ultrapassou divisas, quebrou a barreira da língua, globalizou. Para mim uma grande revolução sócio-tecnológica, é a ferramenta mais democrática da humanidade, ela coloca no mesmo degrau todos seus utilizadores, sem distinção de cor, raça, religião ou classificação social.

O mundo mudou, e esta mudando a nossos olhos. O modernismo foi representado pela revolução industrial, tendo como ícones as grandes fábricas e linhas de produção. Hoje se consolida o pós-modernismo, caracterizado pelas máquinas de imagens, televisão, computador, internet.

Esse assunto hoje muito me fascina, pois alterações sociais são causadas por toda esta evolução tecnológica, observo uma necessidade social de orientar, informar, esclarecer à comunidade quanto ao uso racional e saudável de toda essa parafernália que deve ser utilizado para melhorar nossas vidas, ela deve nos ajudar.

Encontramos atualmente uma questão muito presente, o conflito entre gerações. De um lado os imigrantes digitais, pessoas que não cresceram com toda essa tecnologia, às adotaram ao longo de suas vidas. De outro lado temos a geração multitarefa, com um mundo interativo e imediato, os chamados nativos digitais. Este último não consegue ver o mundo sem o computador, internet, telefone celular, mp3 etc. Observamos a velocidade destas transformações, alguns especialistas afirmam que é possível visualizar diferenças em gerações de uma criança de 7 e outra de 13 anos.

Neste texto dei inicio ao debate, os quais serão ampliados nos próximos artigos. Muitas são as questões e prerrogativas existentes em nossa sociedade. Questões como, cyberbullying, redes sociais e os dilemas no relacionamento da criança e do adolescente, orientações, a tecnologia na sala de aula, entre outros.

Desde já convido a todos leitores para acessar o meu mais novo meio de comunicação, www.celsopimentel.pro.br, canal criado para centralizar estudos das TICs, principalmente seu uso como ferramenta de ensino, bem como sugestões dia-a-dia acrescentadas para profissionais da educação que buscam ferramentas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, vendo que o modelo educacional tradicional precisa de reorganização, pelo fato de nossos alunos viverem um outro mundo, mas isso já é tema para outra oportunidade.

Sugestões, dúvidas, orientações, contribuições para o debate, poderão ser enviadas pelo canal citado, através do espaço para contato.

Fonte: Blog Professor Celso Pimentel

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Celso Pimentel

Mais artigos deste autor »

Pós-graduando PUC-RS “Informática na Educação”
Graduado em Redes de Computadores
Coordenador Curso Técnico em Informática - Colégio Evangélico Martin Luther
Instrutor de Informática SENAC-PR


1 Comentários

Brunospa
1

Muito interessante o artigo e o tema. A tecnologia na educação além de inserir um uso correto da tecnologia paras as pessoas que a utilizam, promove uma educação mais rica em conhecimento e descobertas. É muito lastimável que muitas pessoas utilizam dessa tecnologia para promover crimes, mas se educação for aliada da tecnologia, gerações que estão crescendo hoje tormarão o uso mais consciente e para o bem. Aguarderei mais artigos sobre o tema. Abraço.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">