Ameaças aos Sistemas de Informação

A maioria das empresas, em atividade, possui algum software (programa de computador) que gerencia informações importantes para a organização. É claro que nada disso funciona se, no ambiente corporativo, não existir uma preocupação sobre os dados que são mantidos nesses sistemas.

Para muitas empresas, principalmente as empresas de contabilidade, trabalham com registros de toda um vida contábil e financeira de outras empresas, e com certeza, os contadores não gostariam de ver suas informações destruídas.

Infelizmente, estamos sujeitos a várias ameaças aos sistemas de informação existente dentro de uma empresa. Todavia, se soubermos atacar de frente essas ameaças, as chances de acontecer algum sinistro mais grave, será menor para aqueles que levam esses fatores à risca.

Podemos citar algumas ameaças que podem comprometer o bom funcionamento de uma empresa, como por exemplo:

Falha de hardware: já imaginou chegar para trabalhar na segunda-feira e perceber que seu computador não liga? Logo o computador que possui os registros financeiros das empresas!

Outra ameaça muito comprometedora é a ação humana, que consiste em um empregado descontente com a própria empresa, começar a prejudicar o andamento dos processos internos, apagando propositalmente registros importantes no computador. Pesquisas apontam que essa é uma das ameaças que mais acontecem no ambiente corporativo, e as empresas precisam ter políticas de segurança para evitar que funcionários descontentes, descontem sua raiva na própria instituição.

Precisamos também, nos preocupar com os possíveis incêndios que podem afetar os computadores e outros equipamentos importantes da empresa, como por exemplo, as fitas de backup (dados gavados para segurança em uma mídia removível). Por isso, um bom planejamento estratégico e procedimentos devem ser traçados e divulgados para todos os funcionários, pois assim, com a proliferação da informação, todos terão condições para auxiliar e intervir em momentos críticos, que coloquem em risco as informações da empresa.

Portanto, mesmo que a sua empresa já possua normas e procedimentos, verifique se elas atendem na atualidade. Verifique se podem ser melhorados em relação aos dias de hoje e, principalmente, coloque em prática aquilo que foi padronizado na teoria, pois, não tem coisa pior que todos saberem como agir no caso de necessidade, mas quando precisa, ninguém toma a iniciativa e fica esperando que outra pessoa execute os procedimentos.

Roney Medice

Mais artigos deste autor »

CEO na Cybero Consultoria, Especialista em Segurança da Informação com mais de 26 anos de experiência na área. Consultor de Segurança da Informação. Membro Fundador do CSA - Cloud Security Alliance - Capítulo Brasil, Membro do Comitê ABNT/CB-21 em Segurança da Informação. Graduado em Ciência da Computação, Direito e MBA em Gestão de Segurança da Informação.


3 Comentários

Diego Cardoso
1

Roney,
Bom dia, concordo com você.
É essencial para a sobrevivência não apenas de uma empresa ou até mesmo um freelancer manter um backup periódico ou diário de suas atividades para evitar possíveis perdas.
Com relação a perda por ação humana, infelizmente existem pessoas que realmente se utilizam da situação para realizar atos que prejudiquem a empresa.
Mas como você mesmo disse hoje é essencial qualquer empresa ter uma política interna para punir estas ações e sempre possui um backup não só interno mas as vezes até externo salvos em terceiros, existem muitas empresas que fazem isso e consequentemente variedade de preços para todos os gostos, cabe apenas a procurar e escolher o que mais lhe agradar.
Sou estagiário atualmente e trabalho também como freelancer, mas nem por isso não deixo de possui os backups sempre atualizados de todos os meus trabalhos para evitar possíveis perdas deviado a problemas de hardwares.
Abraço e parabéns pelo artigo !

Diego Cardoso
3

Opa,
Eu que agradeço por compartilhar informações sempre conosco.
É sempre muito bom adquirir informações e conteúdo com pessoas que já trabalham há um bom tempo na área.
Abraço e sucesso !

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!