Aprenda como utilizar a função Multisite no WordPress 3.0

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Quando saiu a nova versão do WordPress, uma das novidades mais comentadas foi a função Multisite. Antes da versão 3.0 era necessário instalar uma versão diferente, mas agora está tudo junto! Bem melhor, não?

Mas no Painel Administrativo não tem nada sobre esta função, como faço para ativar o MU no meu blog?”  Podemos ter certeza que esta foi uma dúvida que várias pessoas tiveram e muitos ainda tem.

Mas então, como posso criar minha rede de sites?

Antes de mais nada, é necessário verificar se seu servidor atende aos requisitos para habilitar a função Multisite. Você não pode criar a rede nos seguintes casos:

  • Nas Configurações Gerais, o Endereço do WordPress e o Endereço do site estiverem com URLs diferentes.
  • No campo Endereço do WordPress ou Endereço do site esteja uma porta diferente de 80 (Padrão) ou 443. Exemplo: http://www.meusite.com.br:81

Caso você queira que cada site tenha um subdomínio, a instalação do WordPress não pode estar dentro de algum diretório (Ex.: http://www.meusite.com.br/blog) ou se o endereço do site for um IP ou localhost.

Antes de realizar a criação da rede, é recomendado um backup dos seus arquivos e banco de dados (em breve tutorial).

Utilização de subdomínios

Para utilizar subdomínios, é necessário você solicitar para seu provedor incluir a seguinte linha no arquivo do Apache httpd.conf:

E fazer a inclusão nos registros de DNS uma entrada do tipo A como o nome * e com o IP do próprio servidor.

Ativando a função

Agora sim, vamos ativar a função. Abra o arquivo wp-config.php e inclua a seguinte linha logo abaixo de /* Isto é tudo, pode parar de editar! :) */:

[code lang=”php”]define(‘WP_ALLOW_MULTISITE’, true);[/code]


Agora acesse o painel, na aba Ferramentas do menu vai aparecer a opção Rede.

Rede MultiSite WordPress

Preencha os campos e clique em Instalar.

Agora é necessário criar uma pasta dentro da wp-content com o nome blogs.dir, de acordo com as instruções apresentadas. Também vai ser necessário algumas linhas novamente no wp-config.php e no .htaccess. Em seguida, é só realizar o login novamente e pronto!

As configurações e a criação de usuários serão realizadas no novo menu, o Super Admin.

Fonte: Portal WordPress

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

3 Comentários

Patricia
3

Oi!

Eu fiz o teste do multisite, mas me deparei com um problemão: para ele funcionar, a estrutura dos permalinks tiveram que ser modificadas (segundo notificação da pórpria função multisite) e o site já existe há um tempo, com links espalhados por aí, que ficariam quebrados.

Tem alguma solução para isto?

Obrigada!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">