Lojão do Brás investe em TI com FDM Network

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Modernizar suas lojas e agilizar o atendimento ao cliente: este foi o objetivo do Lojão do Brás – rede varejista do setor de roupas, cama, mesa, banho e decoração – ao investir em novas tecnologias. A princípio, a empresa buscava sistemas de automação para a loja localizada no Brás, mas, a partir de um projeto diferenciado desenhado pela FDM Network Consulting, integradora de soluções e sistemas em TI, as implementações abrangeram as 13 lojas da rede.

A FDM foi responsável também pela consultoria para a avaliação da capacidade de infraestrutura da loja matriz e por traçar o projeto adotado, que além do foco no suporte às novas tecnologias, contava com escalabilidade para novas implantações em sistemas de TI. O projeto piloto mostrou os benefícios de uma atuação por sistemas modernizados e foi responsável por um padrão adotado para todas as lojas da rede, que estão distribuídas por cidades do Estado de São Paulo, como Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Suzano.

Segundo Johnny Robert Rodrigues Lima, Gerente de TI do Lojão do Brás, após a homologação da primeira loja, o Grupo aguardou cerca de três meses para optar pela integração nas outras filiais. “O projeto foi lapidado até chegar ao desenho ideal. Todas as lojas tiveram acompanhamento integral da FDM – do projeto a execução da obra,” avalia.

A implementação foi feita por etapas, com cabeamento em Systimax para os equipamentos passivos, montagem de racks e equipamentos ativos da 3Com. A partir da infraestrutura adequada, a empresa ampliou seu investimento em automação, tornando viável novas tecnologias para os sistemas operacionais, ponto de venda e estoque.

“Com estas tecnologias conseguimos ainda flexibilidade de locomoção de computadores, ou mesmo a integração de novas máquinas, pois o projeto já havia sido planejado anteriormente para este fim. Isto favorece as ações sazonais que apresentam maior movimento, e nas quais necessitamos de novos posicionamentos operacionais ou administrativos. Hoje podemos integrar novos pontos de computadores na hora”, enfatiza Lima.

Para otimizar a utilização de um único servidor, a FDM também executou o projeto do Data Center, implementando soluções para redundância de energia, sistemas de segurança, links para a interligação de todas as lojas, balanceamento de carga no segmento de Telecom, dentre outros.

“A infraestrutura implementada pela FDM deu qualidade às tecnologias adotadas. Além de ampliar a capacidade da rede, o projeto nos permitiu acesso a um maior número de máquinas nas lojas para aprimorar o atendimento dos caixas. Este investimento foi muito importante para o crescimento do Grupo, por isso acredito que para ganhar mercado, as empresas precisam estar bem estruturadas, de modo a criar uma base sólida para o crescimento. Caso contrário fica muito complexo gerenciar,” pondera o Gerente.

A implementação do projeto no Lojão do Brás foi executada em seis meses. Segundo Fábio Sidney, CEO da FDM, “a empresa não podia parar seu faturamento para realizar a implementação. Porém, a necessidade era urgente, pela alta criticidade que o ambiente apresentava. O desafio foi manter a estabilidade na rede para a empresa atuar em seu horário normal. Para tanto, os trabalhos eram realizados aos finais de semana,” explica o CEO.

Hoje, o Lojão do Brás mantém estabilidade nos processos que exigem sistemas de telecomunicações. Para os clientes, o benefício está na agilidade na hora do pagamento, pois uma compra que antes era paga em mais de cinco minutos, atualmente, é efetuada em dois minutos. Internamente, a troca de informações é mais eficiente entre os departamentos, melhorando processos financeiros e administrativos.

Como reflexo deste investimento, o Lojão do Brás reduziu gastos com chamadas para manutenção, mesmo operando com mais de 100 caixas. Todo o projeto executado pela FDM oferece certificação dentro dos padrões do mercado e garantia dos serviços estendida por 20 anos.

Para mais informações, acesse: www.fdmconsultoria.com.br

Fonte: NB Press Comunicação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">