Montando um laboratório forense

Quando temos uma situação em que é preciso obter todas as evidências possíveis de um determinado equipamento, é necessário termos um ambiente apropriado para manter o profissionalismo e a ética profissional, para evitar que dados sigilosos sejam divulgados ou que os equipamentos eletrônicos estejam vulneráveis ao acesso de terceiros não autorizados.

Para tanto, o ideal é que o perito forense sempre tenha um laboratório forense para auxiliar nas suas atividades com o maior zelo possível.

Primeiramente, tenha em mente qual o orçamento que você terá disponível para montar o seu ambiente de trabalho. Não adianta se planejar com um orçamento que não é a sua realidade financeira.

Pesquise e analise um espaço físico adequado para que tenha um mínimo de conforto e que seus equipamentos possam ser guardados de forma organizada. Tenha em mente também que é nesse local em que os equipamentos em sua custódia ficarão guardados.

Reúna uma quantidade mínima necessária de equipamentos para que possa começar a trabalhar com perícia forense. Não adianta comprar softwares caros inicialmente se você não possui nenhum trabalho em vista.

Proteja o seu laboratório fisicamente controlando o acesso de pessoas no local, registrando dia e horário. Tenha sempre o controle de seu laboratório, evitando assim, surpresas desagradáveis.

Bom trabalho.

Roney Medice

Mais artigos deste autor »

CEO na Cybero Consultoria, Especialista em Segurança da Informação com mais de 26 anos de experiência na área. Consultor de Segurança da Informação. Membro Fundador do CSA - Cloud Security Alliance - Capítulo Brasil, Membro do Comitê ABNT/CB-21 em Segurança da Informação. Graduado em Ciência da Computação, Direito e MBA em Gestão de Segurança da Informação.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!