O site da sua empresa lhe traz clientes?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

É comum encontrarmos nos centros comerciais da cidade, em meio à grandes lojas e empresas, alguns pequenos estabelecimentos que já estão alí há anos e nunca tínhamos visto, isso porque estão camuflados com a parede suja ou a poluição visual que ao invés de dar destaque e chamar clientes, apenas o escondem mais. E na vida on-line não é diferente!

O site de uma empresa pode ter diferentes métodos e estratégia, porém, o objetivo final na maioria das vezes é o mesmo. Ser uma porta de entrada de clientes, porém o problema está quando os clientes não conseguem encontrar essa porta, ou se encontram, se torna difícil entrar ou não encontram algo interessante em primeira vista.

Abrindo as portas

Se você tem um site então já tem uma porta, agora, é preciso que ela esteja à vista e receptiva. Não adianta nada simplesmete ter um “sitezinho” para sua empresa, isso é jogar dinheiro fora, é a mesma coisa de abrir uma empresa e não falar para ninguém que ela exista.

Então o primeiro passo é anunciar ao “mundo” o site da sua empresa! De que forma? Muitas…

  • Todo material de divulgação, seja on-line ou off-line, tem que ter o endereço do seu site;
  • Em reuniões comerciais e até conversas informais, sempre que surgir oportunidade comente sobre algo que há no seu site;
  • Participe de fóruns, blogs e discuções da sua área e ao deixar sua participação, referencie o seu site;
  • Verifique se o site está otimizado para os mecanismos de busca e que já foi tomado as providências para ser encontrado por eles;
  • Orkut, facebook, twitter, flickr e redes sociais em geral não servem [apenas] para xeretar a vida dos outros, servem também para divulgar [sutilmente e com criatividade] os seus interesses comerciais e o seu site!

Certo, já anunciou seu site aos “quatro cantos da internet”, missão cumprida?

Calma aí, foi o primeiro passo, abertura da porta, agora vamos prepará-la para receber os clientes…

De nada adianta você gastar suas energias [e economias] divulgando seu site e quando o cliente chegar nele, nem esperar terminar de abrir e já cair fora!

Então aqui vai algumas regrinhas, já bastante discultidas na internet, porém, ainda muito negligenciadas e que vale a pena recapitular.

Objetividade - À menos que tenha descoberto a cura do Câncer ou uma semente que plante e dá uma árvore de dinheiro, ESQUEÇA as irritantes introduções em sites, aquela que seu logotipo dá umas duzentas piruetas, muda de cor, vai de uma lado para outro e termina com um insuportável botão “ENTRAR NO SITE”! Se a pessoa já acessou o endereço do seu site é porque ela quer no mínimo entrar no site e não ver acrobacias do seu logotipo. Isso espanta qualquer cliente que detesta perder tempo.

Contraste – “Fundo preto, letra amarela,  enxaqueca e uma sequela!” Tá bom, nunca fui bom poeta, então poesias e piadas à parte, não esqueça de cuidar bem do contrastes e das cores. No geral um fundo branco e texto escuro é muito bem vindo para leituras mais longas, mas em caso de sites onde o objetivo é trabalhar pouco texto com bastante impacto, não há problemas em fundo escuro e texto claro, desde que tenha um bom contraste. O bom senso é a melhor escolha!

Página incial – “Nossa empresa começou com o nosso tataravô, desde 19…, “. Esqueça isso! Se estou visitando o site da sua empresa, a prioridade dificilmente será saber o que você vendeu para a minha bizavó, quero saber o que tem de bom à me oferecer hoje, e se não mostrar de forma atrativa destacando os diferenciais, vou no site do concorrente porque está mais interessante!

Uma boa prática é projetar a página inicial do site como uma capa de revista, dando destaque ao que é mais importante e chamadas gerais aos principais conteúdo, assim, quem entra no site consegue ter uma visão geral do que há nele e escolher o que quer ver.

Usabilidade – Não transforme seu site em um labirinto! Não pense que será fácil para o visitante descobrir que os serviços on-line estão dentro da página de serviços no menu mais serviços…

Deixe [na medida do possível] tudo com fácil acesso e de acordo com o grau de importância [Lê-se interesse do usuário] dê um destaque especial.

Se o site tiver barra de rolagem vertical, não esqueça do menu no rodapé para facilitar a navegação quando estiver visualizando conteúdos no final da página.

Crie sempre links em assuntos similares e complementares, isso faz com que o visitante obtenha mais informação caso queira e permaneça mais tempo no site.

Interatividade – A carta da vez! Estamos na era da web 2.0, só se vê falar nisso em toda a web, porém, é muito bla bla bla e pouca atitude. Em suma, a web 2.0 que tanto se fala é principalemente uma internet com mais interatividade entre os usuarios.

Não é mais interessante o site que só traz informação, é necessário que ele também tenha a possibilidade de receber informação do visitante que quer participar. É por isso que os blogs e redes sociais estão tão em alta, e nada mais oportuno do que utizar esses mecanismos para segurar seu cliente, não acha?

Serviços on-line – Atendendo seus clientes onde eles estão! O acesso à internet está espalhando cada vez mais e conquistando até os vovôs mais desconfiados. Muitos já perceberam que é perca de tempo sair de casa, enfrentar trânsito e filas no banco para pagar algumas contas e receber outras.

É uma escolha acertada investir corretamente em implantações de serviços on-line, pois se bem planejado isso traz mais agilidade aos processos administrativos e operacionais da empresa além de proporcionar mais conforto e praticidade ao cliente, ou seja, isso pode se tornar um diferencial!

Bom, fica aí algumas dicas e comentários sobre esse tão extenso e complexo assunto, e como sempre, conto com a participação de vocês nos comentários.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Jackson Jorge | Netevida.com

Mais artigos deste autor »

Jackson Jorge é webdesigner, webdeveloper, programador, blogueiro e empreendedor.

Acredita e comprova que há imensas oportunidades de sucesso na internet, basta gostar de aprender, pesquisar e arriscar.

Está sempre disposto à trocar idéias, ajudar e aprender.

Outros sites e projetos que mantem:
www.jacksonjorge.com, www.planweb.com.br, www.netevida.com, www.eventosnet.com.br e outros.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">