Site que monitora endereços suspeitos da internet

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A vida de administrador de redes nem sempre é fácil. Existem os bons funcionários que utilizam a internet para auxiliar na jornada de trabalho, para aumentar o conhecimento através de sites de pesquisa, mas também existem aqueles indivíduos ávidos por sites “estranhos”, que prometem de tudo em troca de vantagens. Quando essas pessoas acessam os sites pornográficos, nem se dão conta do perigo que trazem para a empresa, pois, nestes locais podem existir programas maliciosos e páginas web infectadas que poderão prejudicar o bom funcionamento do computador.

Estava navegando na internet e encontrei um site muito interessante para administradores de rede, como eu. O objetivo do site é monitorar os ip’s que são considerados “ofensivos”, ou seja, hosts que estejam fazendo um “port scan” em ranges de ip a procura de máquinas vulneráveis, para, talvez, uma proliferação de vírus. Dessa forma, podemos nos valer da lista de sites que são “problemáticos” e bloqueá-los para que funcionários desavisados não os acessem, evitando problemas futuros.

O site http://www.cimsuyu.com/ apresenta uma listagem de hosts que são monitorados e mostra as portas abertas desses hosts. Ele indica o ip de origem, a data e hora do último monitoramento, o país que o host faz parte e outras informações pertinentes ao objetivo do site.

O principal é o motivo que aparece no site para que o ip seja considerado um ip ofensivo. No campo “Types of Offensive Actions by” você terá a causa para que o ip monitorado esteja listado como um host problemático.

Vale a pena conferir.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Roney Medice

Mais artigos deste autor »

Coordenador de Segurança da Informação do Terminal Retroportuário, no Porto de Vitória, com mais de 22 anos de experiência na área. Consultor de Segurança da Informação do Grupo Otto Andrade. Membro Fundador do CSA - Cloud Security Alliance, Membro do Comitê ABNT/CB-21 em Segurança da Informação. Graduado em Ciência da Computação, Direito e MBA em Gestão de Segurança da Informação.


1 Comentários

Yavuz Darendelioglu
1

Dear Roney,
Thank you very much for this good article about my site http://www.cimsuyu.com. My site receives many visitors
from Brasil since you wrote this article. Thanks for that. The correct address for the Offensive IP database
is http://www.bizimbal.com This is the main site for Offensive IP database. I will be very happy, if you change the
site address http://www.cimsuyu.com to http://www.bizimbal.com in your article. Also I have a query page for
the Offensive IP database at http://www.bizimbal.com/search where you can look up for any IP number to see
if it made any Offensive activity anywhere on the world.
Kindest Regards from Turkey.
Yavuz Darendelioglu

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">