O principio de Pareto e o Comércio Eletrônico

O FATO , A AÇÃO E O DESAFIO.

Sou Matemática por formação, e uso o principio de Pareto para tudo. Incrivelmente, funciona.

Um pouquinho de história:

Wilfred Pareto, foi economista no século XIX (nada mais borbulhante na época) ele foi o primeiro a descobrir que aproximadamente 80% da riqueza do mundo estava nas mãos de apenas 20% da população mundial. Embora isso fosse por si só surpreendente, foi ainda mais notável para ele que a regra “80/20” parecia aplicar-se a quase todas as áreas da vida.

Ficou desconfiado?

Na década de 60 a IBM descobriu como usar o principio de Pareto nos seus negócios, e descobriu que 80% do tempo de operação de seus computadores eram gastos executando 20% de sua programação. Concentrando seus esforços exclusivamente nesses 20%, a IBM pôde criar upgrades massivos da eficácia e usabilidade de seus computadores em período de tempo relativamente curto. Hoje, muitas das grandes empresas do mundo usam esse principio para aumentar a eficiência de suas operações.

Entendeu a beleza da coisa?

Veja os padrões de Pareto mais próximos do seu dia:

  • 80% dos seus resultados provêm de 20% de seus esforços;
  • 80% da satisfação com seu emprego provêm de 20% do seu trabalho.
  • 80% do desgastes em seus tapetes ocorrem em 20% da área
  • Em 80% do tempo, você usa 20 % das suas roupas
  • 80% do seu estresse vêm de 20% dos seus clientes;
  • 80% do faturamento do seu e-commerce provêm de 20% dos seus produtos!!!!!

O mais surpreendente nesse principio é que, quando começar a notá-lo o verá em toda a parte. E quando começar a agir de acordo com ele, poderá descobrir com precisão quase cientifica onde em sua loja virtual estão as oportunidades de ganhar mais dinheiro.

A idéia básica é:

Fato: Aproximadamente 80% do lucro da sua loja virtual provem de 20% dos seus produtos!

Ação: Concentre-se por 1 mês nesses 20 % de produtos, faça as campanhas dedicadas a eles, email marketing específicos para os 20% .

O desafio: Meça os resultados. E calcule sua lucratividade.  Ela vai aumentar certamente.

Não estou dizendo para abandonar os outros 80% de produtos, e não deve! Porque eles fazem os 20% serem tão atrativos.

Concentre-se nos 20% e aumentará as vendas da sua loja virtual.

Quer saber mais sobre Pareto? É só perguntar… E-commerce girl responde.

Solange Oliveira - eCommerce Girl

Mais artigos deste autor »

Solange Oliveira é Especialista em e-Commerce
Vice Presidente da ABComm
Socia da e-Vision e-Commerce Consulting, e-VisionVagas.com
Branding Ambassador Omni-Channel Brazil XMC
Professora MBA Estratégia em comércio eletrônico na BSP
Professora MBA Comércio Eletrônico - Impacta
Professora eCommerce School


3 Comentários

Pablo
3

Existe o efeito da cauda longa que se opõe ao de pareto, principalmente no caso do comércio eletronico… Verifique!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!