Papinho de TI: O escasso mercado para DBA’s em Floripa

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá a todos!

Faz algum tempo que venho pensando em escrever sobre a falta de mercado para DBA em Floripa e grande Florianópolis. Floripa é considerada um pólo na área de TI no Brasil, que possui várias empresas, e mais um monte de blá, blá, blá…

Bem isso é verdade, mas a cultura aqui é: “vamos desenvolver um sistema, e alguém cuida do banco de dados!”
Pergunto-me, como assim alguém cuida do banco de dados? Todas as informações do cliente/sistema estão ali. O ideal não seria ter algum só para cuidar disso? Mas a mentalidade dos líderes de projetos esta focada em contratar analistas/programadores Java ou PHP ou qualquer outra linguagem, para fazer o sistema, e o banco de dados… bem ele está no ar, então esta tudo certo! Como trabalhei em algumas empresas em Floripa e tenho muitos amigos em várias outras eu posso afirmar que isso é, infelizmente, a verdade.

Agora vamos mudar de região, mas continuando em Santa Catarina: Blumenau, Joinville e outras. Lá todo mês abre alguma vaga para DBA e o mais incrível: o salário chega a ser 25% a 50% maior que em Floripa. Em 3 horas de viagem, você está em uma região onde a filosofia no desenvolvimento de software é completamente outra, e onde eles sabem a real necessidade de ter um DBA. Claro que não são 100% das empresas naquela região, assim como não são os salários mais altos do país, mas em desenvolvimento de software eles estão muito mais avançados do que Floripa.

Agora você deve estar se perguntando: mas Floripa tem grandes empresas, todo mundo quer morar nesta linda cidade e etc. Realmente, isso é verdade. o problema que as grandes empresas de TI, pagam salários ridículos e mais, fazem “acordos informais”, do tipo eu não contrato seu funcionário, você não contrata o meu, e assim por diante. Eu sei disso porque fui fazer uma entrevista uns 3 anos atrás e a RH da empresa Y me ligou cancelando a entrevista, porque como trabalhava na empresa X, a empresa Y não entrevistava/contratava ninguém que estive ainda empregado na X. Além disso, vem muita gente de outras regiões do país para trabalhar aqui e aceita “qualquer” salário, só para morar na ilha. Com isso muito amigos meus DBA’s, acabam desistindo de Floripa, vão para o norte de SC, ou Paraná, Rio Grande do Sul e até mesmo para São Paulo. Sinceramente também pensei nessas possibilidades, mas no momento não pretendo sair daqui, na esperança que um dia isso mude.

Outra coisa que um amigo lembrou, é a parte de cursos de aperfeiçoamento. Tirando alguns raros no norte de Santa Catarina, na grande Floripa são inexistentes. Isso inibe a possibilidade de aperfeiçoamento dos profissionais da região. Ok são cursos caros, se quiser fazer de qualquer outra linguagem, tem vários na região.

Bem, poderia ficar escrevendo muito mais sobre o assunto, mas acredito que passei a idéia de como anda na minha visão e de mais alguns amigos sobre o mercado para DBA em Floripa. Sinceramente espero que não demore muito para mudar a visão das empresas da região, assim como para grandes empresas de TI que se instalem aqui para ajudar a alavancar o mercado.

E na sua cidade, como anda este mercado? Compartilhe

Um forte abraço a todos.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Leonardo Medeiros Martins

Mais artigos deste autor »

DBA Postgresql e Oracle, com experiência em Coordenação de equipe em TI, assim como trabalhou em desenvolvimento de sistemas, em qualidade e teste de software.


8 Comentários

Marcelo Monte Alto
1

Excelente post! em 2007 eu trabalhava na Brasil Telecom em Brasilia e cheguei numa situaçao que era a seguinte: Ou ia pra Sao Paulo ou ia pra Sao Paulo!
Motivo: O mercado pra dbas em Brasilia ser escasso! Mas escasso de salarios!! Ate que aparecem algumas vagas! Mas a faixa salarial geralmente oferecida nao da nem pra começar uma negociaçao…
Resultado: Saí do Brasil para trabalhar na Nova Zelandia e hoje estou em Portugal, em um processo de mudança de area para poder ao Brasil em breve!! Se nao mudar de area, mesmo com um CV “turbinado”, vao continuar me oferecendo a mesma faixa salarial de 3, 4 anos atras…

Grande abraço

Carlos Martini
3

Não é só o mercado de DBAs não, é todo o mercado de TI. Já vi gente falar que Blumenau já era e que o pólo de TI agora é Floripa. Mas que pólo? O pólo dos salários miseráveis?

Leonardo Medeiros Martins
4

Cícero,
Quanto ao bons profissionais vou responder vamos conversar via email, assim trocamos mais informações.
Caso alguém queria deixe seu comentário que entro em contato.

Carlos,
Concordo, com você! Minha idéia era exemplificar, mas cada dia que passa a TI em SC fica pior.
Infelizmente.

Rafael Motta
5

É uma pura verdada!
Já cansei também de trabalhar em empresas e ver isso!.

E Carlos, tendo expertise na área meu amigo, os salários são bem altos!. Já cansei de ver vagas de salário para programadores Java de R$6000 – R$8000 que ficavam meses e meses para serem preenchidas, devido a falta de qualificação de muitos profissionais daqui.
Abraço.

Brunno Gomes
6

Como já foi falado aí nos outros comentários, esse problema de salários não é só com o mercado para DBAs e sim com o mercado de TI em geral.

Aqui em Recife, Pernambuco (outro pólo de tecnologia nacional) acontece muito esse tipo de coisa. É impressionante a quantidade de empresas que querem estagiários com conhecimento de mestrando e doutorando. Como ninguém com o nível que eles querem se sujeita a trabalhar pelo salário que oferecem, as empresas ficam se lamentando que não conseguem contratar porque faltam profissionais qualificados e blablabla.

Ora essa, os profissionais qualificados estão indo para São Paulo ou exterior, onde as empresas tem que pagar pelo que querem.

Thiago
7

Boa tarde.
Tenho sérias intensões de mudar de SP para floripa ainda este ano, devido a família de minha esposa, o problema é que trabalho como dba em sampa há mais de 7 anos, quando comecei a procurar vagas em floripa sinceramente me decepcionei, além da falta de vagas, o salário realmente chega a ser ridículo. Não da pra levar o padrão de vida que tenho aqui em sampa com um salário de 2.500/mes em floripa.
Estou negociando e prospectando clientes para fechar contratos de banco de dados aqui em SP para atender remotamente em floripa pois foi a saída que encontrei para não ter essa redução absurda no salário.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">