Apple libera Flash no desenvolvimento de aplicações para o iOS

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

SAN FRANCISCO (Reuters) – A Apple está relaxando as restrições quanto ao modo pelo qual os criadores de software desenvolvem aplicativos para a App Store, autorizando uso limitado de ferramentas controladas por terceiros, como o software Flash, da Adobe, para a criação de programas que operam no iPhone e iPad.

As ações da Adobe dispararam 11,3% na Nasdaq depois que a Apple anunciou a mudança.

A Apple vinha sendo criticada por programadores devido a restrições classificadas por eles como onerosas para a criação de aplicativos. A Apple havia, na prática, proibido os programadores de usarem o software Flash, amplamente empregado, para criar aplicativos compatíveis com o iOS, o sistema operacional que aciona o iPhone e o iPad.

Mas a Apple anunciou que relaxará “todas as restrições a ferramentas de desenvolvimento usadas na criação de aplicativos para o iOS, desde que os aplicativos resultantes não baixem qualquer código. Isso deve oferecer aos programadores a flexibilidade que desejam e ao mesmo tempo preservar a segurança de que precisamos”.

“Ouvimos os criadores de aplicativos e aceitamos com seriedade muito do que eles nos disseram”, anunciou a empresa em comunicado.

Brian Marshall, analista da Gleaser & Co., disse que a Apple está recebendo forte pressão dos criadores de aplicativos.

“O que determinou essa medida foram os protestos da crescente base de programadores para o iOS. As pessoas gostam de usar o Flash, e agora poderão empregar muitas tecnologias diferentes”, disse Marshall.

A Apple também ofereceu maior abertura ao informar que divulgará publicamente as normas de aceitação de aplicativos da App Store, para ajudar os programadores a compreenderem de que maneira os aplicativos submetidos são avaliados. Essa era outra área controversa para alguns criadores de aplicativos, que se queixavam de que o processo de aprovação é opaco e arbitrário.

“Esperamos que isso nos torne mais transparentes e ajude nossos programadores a criar aplicativos de ainda maior sucesso para a App Store”, afirmou a Apple.

Fonte: http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE6880HN20100909

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Loiane Groner

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação, trabalha como Engenheira de Software Sr em uma instituição financeira em projetos internacionais, em São Paulo. Já trabalhou na IBM como IT Specialist e líder de equipe para projetos internacionais. Possui 6+ anos de experiência em Java EE. Expertise em Java, atuando como JUG Leader no CampinasJUG e coordenadora do ESJUG, além de co-fundadora do JDuchessBR, grupos de usuários java. Expertise em Ext JS, um framework JavaScript, sobre qual escreveu um livro em inglês (Ext JS 4 First Look) lançado mundialmente pela Packt Publishing. Nas horas vagas escreve artigos técnicos e sobre carreira em TI nos blogs http://loiane.com e http://loianegroner.com. No blog também é possível encontrar cursos online gratuitos sobre produtos Sencha.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">