Blue Coat lança appliances DLP capazes de simplificar a implementação e reduzir a complexidade operacional da prevenção contra perda de dados

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Blue Coat Systems, Inc. (Nasdaq: BCSI), líder em tecnologia de Entrega de Aplicações em Rede, lança a família de appliances Blue Coat® Data Loss Prevention (DLP), capaz de oferecer uma proteção abrangente contra a perda de dados a partir de um único equipamento e de simplificar o cumprimento de exigências regulatórias. Com a integração dos appliances DLP à solução Hybrid Secure Web Gateway, a Blue Coat agora oferece proteção contra ameaças externas, evitando ao mesmo tempo que dados sensíveis ultrapassem a barreira da rede corporativa.

“O cumprimento de normas regulatórias e os altos custos decorrentes da perda de dados têm levado um número cada vez maior de empresas a adotar soluções para a proteção de suas informações”, afirma Andreas M. Antonopoulos, vice-presidente sênior e sócio-fundador da Nemertes. “No entanto, muitas organizações descobrem rapidamente que o custo e a complexidade das soluções de DLP, associados aos desafios culturais e organizacionais que esses sistemas representam, resultam em fortes reações negativas por parte dos usuários e até no próprio abandono da solução. Projetos bem-sucedidos de DLP são, por natureza, incrementais – começam com um conjunto limitado de metas bem definidas, e são ampliados progressivamente, etapa por etapa. Na avaliação de soluções de DLP, as empresas devem examinar a facilidade de uso e a flexibilidade, dois fatores que permitem a implementação gradual de uma solução completa.”

Com um sistema unificado de gerenciamento, os appliances DLP da Blue Coat integram em uma única plataforma a proteção contra perda dos dados em tráfego na rede – inclusive e-mails e conteúdos Web – e dos dados em servidores e bases de dados corporativas. O sistema unificado de gerenciamento conta com painel de controle, de uso intuitivo, facilitando para os administradores as tarefas de configuração e gerenciamento, e simplificando, assim, os processos de análise e ajustes nas políticas de segurança.

Operacional em apenas algumas horas, em vez de semanas ou meses

Os appliances DLP da Blue Coat são implementados rapidamente, entrando em operação em um dia ou menos – tempo suficiente para instalação e configuração; definição de políticas e conteúdos; monitoramento e inspeção iniciais de tráfego e análise de incidentes. As soluções tradicionais de DLP, ao contrário, exigem semanas e até meses para implementação e operação.

Para simplificar ainda mais a implantação, os appliances DLP da Blue Coat permitem que os administradores configurem as funções mais importantes em primeiro lugar, adicionando funcionalidades ao longo do tempo. Ao eliminar a necessidade de configurar completamente a solução no estágio inicial, as empresas podem organizar as diversas fases de implementação nos momentos mais convenientes para os negócios ou para seus ambientes de rede.

DLP sem complexidade

Além de simplificar a implementação e as operações de DLP, os appliances da Blue Coat oferecem uma série de avançadas tecnologias de prevenção contra perda de dados para proteger informações confidenciais e pessoais, incluindo:

Características avançadas de identificação: o novo appliance DLP possibilita avaliações rápidas e precisas de dados estruturados e não estruturados, reduzindo o número de falsos positivos.

Independência de idiomas: o appliance DLP suporta os idiomas mais utilizados, incluindo aqueles que necessitam caracteres multi-byte. Para as empresas globais, com presença em países como Japão, Coréia ou China, os caracteres multi-byte são essenciais à aplicação de políticas consistentes de proteção contra perda de dados.

Independência de formatos de arquivos: oferecendo suporte a mais de 600 tipos de arquivos, o appliance DLP acessa inclusive os documentos armazenados no servidor e em bancos dados.

Integração com os appliances ProxySG

Os novos appliances DLP se integram ao ProxySG® da Blue Coat por meio do seguro protocolo ICAP. Uma vez conectados os dois appliances, o ProxySG permite ao DLP inspecionar o tráfego criptografado em SSL e bloquear, enviar ou criptografar informações confidenciais. O ProxySG também fornece uma ampla variedade de informações de autenticação para os appliances DLP, possibilitando a adoção de políticas por usuário.

Ampliando a solução Hybrid Secure Web Gateway

Os novos appliances DLP acrescentam uma nova camada de defesa à solução Secure Web Gateway da Blue Coat. A arquitetura híbrida do Secure Web Gateway combina a presença de appliance no gateway Web corporativo com uma defesa colaborativa em cloud computing, fornecendo, sob demanda, inteligência de segurança e proteção imediata contra as ameaças emergentes e em desenvolvimento na Web. A integração do DLP a essa solução estende as políticas de prevenção de perda de dados ao tráfego criptografado em SSL, como webmail, e impede que dispositivos de usuários infectados com software malicioso enviem dados sensíveis e confidenciais a páginas Web.

“Os appliances DLP da Blue Coat oferecem uma abordagem integrada de prevenção à perda de dados, com funcionalidades capazes de atender aos mais exigentes padrões corporativos, em uma solução de fácil implementação”, afirma Carrie Oakes, vice-presidente de marketing de produtos da Blue Coat Systems. “Ao estender a solução Secure Web Gateway aos novos appliances DLP, podemos oferecer aos nossos clientes uma segurança em camadas, capaz de impedir que conteúdos maliciosos penetrem na rede, evitando também que conteúdos sensíveis deixem a rede corporativa”, completa.

Para mais informações, visite www.bluecoat.com

Fonte: SHEDI – Silvia Helena Editora

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">