Gráficos 3D – Silverlight, WPF e WP7

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Existem diversas ferramentas que facilitam a vida do desenvolvedor quando a tarefa é a criação de gráficos para apresentação de dados, essas ferramentas são bem completas e visualmente ricas e geralmente possibilitam criar gráficos de diversos formatos, por exemplo, gráficos de pizza, linhas e colunas (que são os mais comuns) e até gráficos combinados na mesma visualização.

Uma das ferramentas mais conhecidas é o Silverlight Toolkit , que além de criar gráficos, tem uma série de outros componentes interessantes. Sua licença é a Microsoft Public License (Ms-PL).

O amCharts também é um excelente projeto que tem uma licença comercial e outra free. Contém belos gráficos com animações e interações com o usuário, vale a pena dar uma conferida.

Neste artigo vou mostrar como criar um gráfico simples usando a ferramenta Visifire, que tem uma licença comercial e outra GPL. Os gráficos são visualmente ricos, animados e interativos podendo ser criados de forma simples e com atualização online. No site do fabricante existe uma página onde você poderá testar como o gráfico vai ficar.
Faça o download do visifire no site do fabricante. Não é necessário instalar nada e o download contém os binários para o WPF, Silverlight e Windows Phone 7.

Crie uma aplicação Silverlight 4 no Visual Studio 2010, adicione uma referência aos binários do visifire para o Silverlight (SL.Visifire.Charts ) e no código XAML, dentro do Layout Grid, adicione um elemento do tipo gráfico com o nome de Pizza:

Agora na sua MainPage_Loaded, adicione o código abaixo:

Title titulo = new Title();
titulo.Text = “Gráfico de Pizza”;
titulo.FontSize = 40;

Pizza.Titles.Add(titulo);

DataSeries dataSeries = new DataSeries();
dataSeries.RenderAs = RenderAs.Pie;
DataPoint dataPoint;

for (int i = 0; i < 5; i++)
{
dataPoint = new DataPoint();
dataPoint.YValue = 1000 + i;
dataPoint.LabelText = “Item:” + i;
dataSeries.DataPoints.Add(dataPoint);
}

Pizza.Series.Add(dataSeries);

Pizza.View3D = true;

O Código acima adiciona o título “Gráfico de Pizza” ao gráfico, depois acrescenta 5 itens que vão compor o gráfico de Pizza, em RenderAs definimos o tipo do gráfico como Pie e por fim habilitamos a visualização em 3D do gráfico.

Sem modificar nada no código fonte em C#, você também poderá criar o mesmo gráfico para WPF e Windows Phone 7. Para Windows Phone, por exemplo, basta você criar um projeto do tipo Windows Phone Application (se esse tipo de projeto não estiver disponível no seu Visual Studio 2010, instale o seguinte pacote), depois é só fazer uma referência aos binários do Visifire para Windows Phone e adicionar o gráfico da mesma forma que fizemos para o Silverlight.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário…

Fonte: Blog Silverlight Experience

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Alexandre Tadashi

Mais artigos deste autor »

Trabalho com desenvolvimento de softwares com tecnologia .NET, no momento estou estudando sobre os padrões de projetos, Windows Presentation Foundation, Windows Phone 7, Silverlight 4, Expression Blend 4 e tecnologias Microsoft em geral.

Blog: http://www.silverlightexperience.blogspot.com/
Twitter: @atsh2


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">