Grupo Supricel consolida infraestrutura de TI com virtualização fornecida pela British Telecom

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O Grupo Supricel optou pelos serviços de virtualização da British Telecom (BT) para consolidar toda a sua infraestrutura de TI, integrando as quatro empresas do grupo. Para a transformação da TI do grupo, a Supricel adotou essa solução da BT em função de características como rapidez de implementação, flexibilidade e cobertura em todo o território nacional, além de uma excelente relação custo-benefício e rápido retorno sobre o investimento.

A BT já provê a rede WAN (Wide Area Network) utilizando soluções híbridas com tecnologias MPLS, VSAT e VPN/IP, bem como colocation de servidores, para a Supricel Logística, a empresa mais antiga do grupo, criada em 1982 e contando hoje com 40 unidades em todo o país, além da sede em Piracicaba, no estado de São Paulo. O crescimento da própria Supricel Logística e a necessidade de integrar sua estrutura de TI com as outras três empresas da holding – Supricel Combustíveis, Supricel Construtora e Incorporadora e Supricel Restaurantes – motivou estudos que levaram a empresa a decidir-se pela virtualização com serviços da BT.

O gerente corporativo de TI, Willian Domingues, reconhece que a opção é  “uma quebra de paradigma”.  E afirma que a decisão foi tomada, com a aprovação do presidente do grupo e da área financeira, “em virtude das vantagens incontestáveis de economia proporcionadas pela virtualização – quantificadas por meio de uma detalhada avaliação dos custos de itens como datacenter, renovação de garantias e disponibilidade de sistemas – e de benefícios intangíveis, como atender com agilidade e flexibilidade às necessidades de crescimento da empresa”.

Na concorrência pela virtualização da infraestrutura de TI da Supricel, pesaram em favor da BT, segundo Willian Domingues, “o preço competitivo, uma excelente proposta técnica e a capacidade de atender com conexões via satélite ao dinamismo dos serviços de logística, que muitas vezes obrigam a abertura de filiais em localidades remotas apenas no período de duração de um contrato.

Além de oferecer rede WAN para todo o grupo, a BT passa a fornecer para a Supricel, uma infraestrutura que praticamente dobra a capacidade de processamento de que o grupo dispõe hoje: são 14 servidores virtuais em ambiente Windows, 250 licenças de acesso móvel, tape library para gravação/backup de dados e três terabytes de capacidade de armazenamento.

A BT assegura disponibilidade de 99,9% dos sistemas e utilizará ferramenta de aceleração de tráfego de aplicações na rede, o que deverá proporcionar mais satisfação e produtividade aos usuários finais. A segurança será garantida por blades dedicados em servidores virtualizados e por conexão MPLS/VPN entre o datacenter e os principais sites da empresa.

“Sentimo-nos honrados pela Supricel nos haver confiado a responsabilidade pela transformação da TI de todo o grupo com um projeto de virtualização que a coloca entre as empresas mais inovadoras da atualidade, alinhada com as modernas tendências de cloud computing e cloud services corporativos. Estamos certos de que irá obter os resultados esperados”, diz Sérgio Paulo Gallindo, diretor geral da BT Brasil.

“Os serviços de virtualização oferecidos pela BT permitem assegurar o crescimento sustentável da TI do grupo Supricel, com uma série de ganhos imediatos e de longo prazo, que vão da economia com custos de propriedade à maior produtividade de nossos funcionários, passando pela implementação de novas aplicações, como e-learning – propiciadas pela alta disponibilidade de sistemas com que passaremos a contar”, conclui Willian Domingues.

Para Nilo Pulhez, diretor executivo de vendas corporativas, “a decisão da Supricel demonstra visão empresarial e proatividade na adoção de uma solução que, mais do que tecnologia, oferece palpáveis resultados de negócio, com excelente retorno sobre o investimento”.

Fonte: SHEDI – Silvia Helena Editora

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">