Westcon Group e Comstor escolhem tecnologia UCS da Cisco para implementar seu próprio ambiente virtualizado de data center

Há quase dois anos, o Westcon Group, Inc., líder na distribuição de soluções para redes, convergência, segurança e mobilidade, iniciou um grande projeto para consolidar seus centros de dados regionais em um único ambiente virtualizado. Para essa consolidação, escolheu a solução UCS (Unified Computing System) da Cisco e a tecnologia SAN (Storage Area Network) da EMC, o que aumentou a eficiência da rede e gerou economia de mais de 1,1 milhão de dólares em despesas operacionais.

Anteriormente, o Westcon Group contava com mais de 175 servidores físicos para suas operações de rede. Com o sistema da Cisco, esse número se reduz para 24 servidores virtuais, em um data center centralizado. A consolidação elimina a complexidade do gerenciamento de servidores díspares, além de proporcionar sistemas redundantes e recursos de duplicação em tempo real. O mais importante é que, com a virtualização, o grupo poderá executar as mesmas aplicações em todas as suas unidades.

No ano passado, a Comstor, unidade de negócios do Westcon Group especializada em produtos Cisco, foi o primeiro distribuidor a anunciar a oferta das soluções UCS para suas revendas em todo o mundo. E o Westcon Group foi uma das primeiras empresas a implementar o sistema UCS em âmbito global, optando pela tecnologia Cisco de data center para sua própria infraestrutura de rede. O sistema está em operação desde novembro do ano passado e, quando completada sua implementação, o grupo terá toda a sua infraestrutura de TI em ambiente virtualizado.

O data center para a América Latina, situado no Brasil, está também em processo de migração para a tecnologia UCS, visando a futura integração com um único data center centralizado para todo o grupo. Segundo Andrés Irazábal, diretor de tecnologia do Westcon Group para a América Latina, com o sistema Cisco o data center latino-americano dobrará sua capacidade, aprimorando todos os processos de negócio na região, com benefícios para as revendas, que contarão com mais agilidade em todas as suas transações com as unidades de negócio do grupo Westcon.

A unidade de serviços profissionais da Cisco – Cisco Services – trabalhou com a equipe do Westcon Group nas tarefas iniciais de migração e implementação da plataforma e das melhores práticas para a operação da nova arquitetura (Unified Computing Architecture), de modo a assegurar que fossem alcançados os objetivos de negócio do grupo e um rápido retorno sobre o investimento realizado.

Dean Douglas, presidente e CEO do Westcon Group, observa que “ao centralizar nossos recursos de data center, percebemos o quanto será exigido de nossa infraestrutura de TI, em termos de escala e agilidade, para o expressivo crescimento que projetamos para nossos negócios nos próximos anos. Nós não apenas oferecemos a nossas revendas o sistema UCS da Cisco, mas somos também uma das primeiras empresas a adotá-lo em nosso próprio ambiente de rede. Creio que isso confere um alto grau de credibilidade a nossa oferta aos canais de soluções para data center virtualizadas e baseadas em nuvem”.

William Hurley, CIO e CTO do Westcon Group, relata: “há dois anos, quando ingressei na Westcon, fizemos uma análise de risco e impacto sobre os negócios, concluindo que a migração para um único ambiente virtualizado traria significativas melhorias tanto ao desempenho de nossa rede quanto à nossa estrutura de custos. Já estávamos utilizando aplicações virtualizadas, e quando foi lançado o sistema UCS, decidimos testá-lo, obtendo excelentes resultados”.

Ainda de acordo com William Hurley, “comparado com nosso antigo sistema, o UCS venceu tanto em preço como em desempenho. Poderíamos contar com um único ambiente de TI para toda a empresa, ganhando uma enorme economia de espaço físico, reduzindo em dois terços os custos e contando com uma total redundância de sistemas. Além disso, o UCS oferecia extraordinária velocidade e recursos únicos de configuração virtual. Em pouco tempo a pergunta já não era se valia a pena adotá-lo, mas quando adotá-lo”.

“A unidade Comstor do Westcon Group é um distribuidor importante para a Cisco, que contribuiu muito para o crescimento da base de clientes UCS em escala global”, afirmou Dave O’Callaghan, vice-presidente de distribuição da Cisco. Para ele, “escolhendo nosso sistema UCS como a arquitetura de sua infraestrutura de data center, o Westcon Group demonstra seu grau de compromisso com a Cisco e com nossa tecnologia”.

Uma vez concluída a consolidação do seu data center, o Westcon Group espera processar duas vezes mais rapidamente as transações com seus clientes, além de gerar relatórios com mais eficiência, a partir de um único sistema global de ERP. A empresa também reduzirá bastante seu consumo de energia com o UCS, que apresenta baixo consumo e possui um excelente sistema interno de refrigeração.

Para mais informações, visite www.westcon.com.br

Fonte: SHEDI – Silvia Helena Editora

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!