Primeiro Data Center do Estado do ES será inaugurado nesta quarta (20)

O primeiro Data Center do Estado, que será operado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), vai ser inaugurado nesta quarta-feira (20), a partir das 19h30, na sede da autarquia. Participarão do evento secretários de Estado e gestores de TI de diversos órgãos estaduais.

Iniciada em dezembro de 2009, a obra exigiu um investimento de, aproximadamente, R$ 22 milhões. Com mais segurança e confiabilidade, continuarão a ser processados os dados das secretarias de Estado. Cem servidores instalados ajudarão no processamento de dados de diversos serviços como, por exemplo, a folha de pagamento dos funcionários públicos estaduais.

O presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, afirma que o Data Center é fundamental para a autarquia acompanhar o crescimento das atividades do Estado. “O Centro de Processamento de Dados, por ter aproximadamente 40 anos, não estava em condições de atender às demandas futuras dos órgãos públicos e dos capixabas. Por isso, investimos em um novo ambiente”, enfatiza.

Sistemas

O Data Center contribuirá para a melhoria dos serviços públicos estaduais oferecidos à população. Isso porque dará mais segurança e disponibilidade para sistemas importantes, como o Gestão Hospitalar (responsável por verificar a disponibilidade de leitos de urgência e emergência e pela ata de registro de preço de medicamentos), o Farmácia Cidadã (controle do processo de solicitação e de encaminhamento dos medicamentos de alto custo para a população), a Agência Virtual da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), diversos sites governamentais e a Delegacia On-Line.

O novo ambiente vai possibilitar ao Prodest manter o processamento das informações do Sistema de Gestão Escolar (disponibiliza o boletim eletrônico de desempenho dos estudantes na web), do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes) e do Sistema de Protocolo Eletrônico (SEP), que controla operações referentes à produção, recebimento, registro e tramitação de processos do Poder Executivo.

Com o Data Center, também será aperfeiçoada a hospedagem do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) e do Sistema Integrado de Informações Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases). O primeiro centraliza e gerencia todos os dados e procedimentos de compras e de patrimônio do Estado. O segundo é utilizado para a disponibilização, compartilhamento e divulgação de informações geoespaciais on-line.
Estrutura

Com uma área de 1.400 m², o Data Center tem refrigeradores para controle de temperatura e umidade, além de sistemas de detecção e combate a incêndio. A sala cofre possui 159 m² e protege os equipamentos eletrônicos de fumaça, água, fogo, vandalismo, pequenos desmoronamentos e roubos.

A sala colocation é um espaço destinado para que servidores de outras instituições estatais estejam hospedados. Na sala de controle, está instalado o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas. O dispositivo permite acompanhar o funcionamento dos computadores, servidores, instrumentos de combate a incêndio e os demais equipamentos, que integrarão o Data Center.

Parte Elétrica

Para o assessor técnico do Prodest e responsável pelo projeto da obra, Renato Ferraz, o Data Center fará com que os dados relacionados às atividades do Governo estejam mais seguros e com maior integridade. Ele, ainda, destaca que a parte elétrica será composta por subestação, geradores, transformadores, nobreaks, entre outros equipamentos.

“Quando um dos componentes do sistema elétrico não funcionar de forma adequada, poderá ser substituído sem interrupções no fornecimento de energia devido à duplicidade dos aparelhos. Dessa forma, estaremos mais bem protegidos contra eventuais problemas”, explica Ferraz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3224-6586
[email protected]

Eric Lopes Menequini – http://www.prodest.es.gov.br

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!