Qualcomm anuncia kit de desenvolvimento para Realidade Aumentada

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM) anunciou hoje a disponibilidade imediata de seu SDK (Kit de desenvolvimento de software) de AR (Augmented Reality, realidade aumentada) para smartphones Android. Oferecido pela QDevNet, a rede online de desenvolvedores da Qualcomm, o SDK disponibilizará uma nova geração de aplicativos que proporcionam experiências 3D interativas em objetos cotidianos, como experiências em jogos 3D em tabletops e experiências de mídia interativas em embalagens de produtos e itens promocionais.

“A Qualcomm está facilitando o processo para que os desenvolvedores criem conteúdos em 3D interativos para o mundo real”, disse Jay Wright, diretor de desenvolvimento comercial da Qualcomm. “Disponibilizando o SDK de AR da Qualcomm sem custos adicionais, estamos incentivando todos os desenvolvedores a dar início hoje à criação de serviços e aplicativos inovadores”.

A plataforma de AR da Qualcomm, que inclui o SDK de AR, utiliza a tecnologia de visão de computador para alinhar gráficos perfeitamente aos objetos subjacentes. A abordagem é uma evolução das atuais técnicas de AR que utilizam a bússola e o GPS de um telefone para os aplicativos de mapeamento. A AR baseada em visão possibilita uma experiência de usuário muito diferente, em que os gráficos aparecem como se estivessem fixos aos objetos do mundo real.

O SDK da Qualcomm fornece aos desenvolvedores um conjunto avançado de recursos, possibilitando o aumento da qualidade das imagens do dia a dia em mídias impressas, bem como objetos simples 3D, tais como as caixas usadas em embalagens de produtos. Além disso, ele oferece suporte à capacidade de os usuários interagirem com aplicativos de AR com o simples toque em superfícies do mundo real.

A plataforma de AR da Qualcomm, anunciada pela primeira vez na conferência de desenvolvedores Uplinq da Qualcomm, despertou o interesse de empresas de diversos setores, desde os desenvolvedores de aplicativos de mobilidade tradicionais, até profissionais de marketing e fabricantes de produtos para consumidores finais. A Mattel, Inc., uma fabricante líder mundial de brinquedos e itens para a família, foi a primeira empresa de produtos para o consumidor final a adotar a plataforma de AR da Qualcomm e desenvolveu um aplicativo conceito para o lançamento do clássico jogo Rock ’Em Sock ’Em®.

“Obtivemos uma resposta muito positiva quanto ao projeto do Rock ’Em Sock ’Em e, como resultado, já temos planos de comercializar o jogo Rock ’Em Sock ’Em e estamos considerando o uso de AR em outras marcas da Mattel”, disse Andrew Cheesman, diretor de tecnologias digitais emergentes da Mattel.

A Ogmento, Inc., outra grande precursora líder e inovadora no desenvolvimento de jogos com AR, também tem planos de usar a plataforma da Qualcomm para desenvolver títulos comerciais.

“O SDK e a plataforma de AR da Qualcomm fornecem o desempenho e os recursos essenciais para a experiência nos jogos que precisamos proporcionar”, afirmou Ori Inbar, fundador e CEO da Ogmento. “Consideramos a tecnologia da Qualcomm um item ativador essencial para jogos de alta fidelidade, o que nos permite lançar jogos atrativos no mercado”.

A versão beta d SDK de AR da Qualcomm já está disponível, e seu download pode ser feito em: developer.qualcomm.com/ar

Para obter mais informações, visite www.qualcomm.com.

Fonte: Porter Novelli International

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">