Brasil comercializa 3,7 milhões de computadores no terceiro trimestre de 2010, aponta estudo da IDC

O terceiro de trimestre de 2010 foi bastante aquecido para o mercado de computadores, que atingiu a marca de 3,7 milhões de unidades vendidas. Esse número acaba de ser apresentado no estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC Brasil, e representa 19% mais do que o apontado no mesmo período do ano passado e 8% mais do que o alcançado no segundo trimestre de 2010. Entre o total de máquinas comercializadas no terceiro trimestre, 52% são desktops e 48% são notebooks.

“O varejo mostrou amadurecimento e antecipou as compras de Natal junto aos fabricantes”, declara Martim Juacida, analista de mercado da IDC. “Isso impactou positivamente o terceiro trimestre”, explica. “Apesar de nossa previsão ser otimista, os últimos meses podem ser abaixo do esperado uma vez que os varejistas já estão estocados para as vendas de fim de ano.”, antecipa o analista da IDC. A previsão é de que até o final de 2010 sejam comercializados 13,8 milhões de computadores, o que representa 24% mais do que o apresentado em 2009.

No segmento doméstico mais uma vez os notebooks lideraram. “A venda dos portáteis aumenta a cada trimestre. Somente neste último balanço eles representaram 60% das vendas para o setor. Desde 2001 esse tipo de equipamento é objeto de desejo e tem se tornado cada vez mais alvo das estratégias dos fabricantes, que acabam tendo margens de lucros maiores com esse tipo de venda”, diz o analista da IDC.

Já o segmento corporativo representou 26% do total de máquinas comercializadas, sendo grande parte delas desktops. Os notebooks avançaram mais lentamente se comparado ao segmento doméstico. “As empresas ainda investem mais em desktops, porém, aquelas que buscam mobilidade encontram ofertas bastante atrativas no mercado”, completa Juacida, da IDC. Os computadores vendidos para os setores de educação e governo representam 8% do total.

O estudo da IDC revela ainda que o mercado cinza vem registrando quedas consecutivas e no terceiro trimestre representou ¼ do total de computadores vendidos. Segundo o analista da IDC, esse segmento tem perdido força por conta do trabalho realizado pelos fabricantes e pelo varejo. “O varejo hoje é imbatível em comparação com os pequenos integradores no que se refere à facilidade de compra e disponibilidade. A tendência é o mercado cinza cair ainda mais nos próximos anos”.

Acompanhe a IDC no Twitter: http://twitter.com/idcbrasil

Para saber mais sobre a IDC Brasil, visite o website www.idcbrasil.com.br

Fonte: Rosa Arrais Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!