Informatica aponta futuro da integração de dados em cinco áreas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O chairman e CEO da Informatica Corporation (NASDAQ: INFA), Sohaib Abbasi, apresentou os futuros avanços tecnológicos da integração de dados, em cinco diferentes áreas: data warehousing, computação corporativa tradicional, ETL (Extract, Transform and Load), dados relacionais e Informatica Corporation. Abbasi abordou o tema durante a abertura do Informatica World 2010 (IW 2010), evento anual da companhia, realizado em Washintgon (D.C.), Estados Unidos, na semana passada, que reuniu 1,3 mil pessoas, entre clientes e parceiros, para uma programação de palestras e demonstrações das soluções inovadoras da Informatica Corporation.

Durante o IW 2010, Sohaib Abbasi destacou ainda a evolução tecnológica das soluções da Informatica Corporation, dedicadas a ampliar as fronteiras da integração de dados e abrir espaço para melhores estratégias junto aos clientes, passando por aspectos ligados a sobrevivência e competitividade do negócio.  A proposta de valor da companhia é dar mais poder às empresas orientadas a dados (Data-Centric Enterprise), ou seja, àquelas em que os dados têm papel vital na operação. Veja abaixo os posicionamentos do CEO da Informatica em cada quesito:

A Evolução do Data Warehousing – Sohaib Abbasi afirmou que a lição mais importante  tirada das experiências extraordinárias obtidas com a grande recessão, e com a posterior recuperação, é muito simples: os dados são importantes. Na realidade, eles são ainda mais essenciais em tempos de grandes mudanças, sejam elas na economia global, na consolidação de um setor industrial ou nos regimes regulatórios. Com dados relevantes, confiáveis e disponíveis na hora certa, as companhias estão mais preparadas para buscar seu foco de negócio, o “core” da corporação. Neste contexto e como primeira do ranking em fidelização dos clientes, a Informatica Corporation tem um histórico de sucesso junto a seus clientes, por fortalecer a operação das empresas orientadas a dados.

A Evolução da Computação Corporativa Tradicional – Em relação a este item, o executivo acredita que “o setor de TI está passando pela sua maior transformação em 15 anos. As computações em nuvem, social e móvel estão mudando o cenário de TI para sempre. A proposta de valor da computação em nuvem é atraente: custo mais baixo e melhores resultados. O desafio desta modalidade é manter o controle sobre os dados, dentro e fora das instalações da empresa”.

Para este segmento, a Informatica Corporation oferece uma plataforma corporativa virtual híbrida, que combina os sistemas internos com a computação em nuvem. Com essa alternativa disponibilizada pela companhia, os clientes podem manter o controle sobre os seus ativos de informação, tanto em suas próprias instalações, quanto na nuvem.

A Evolução do ETL – Sobre o Extract Transform and Load, Abbasi afirmou que, para dar mais poder à empresa orientada a dados, as organizações precisam de uma plataforma de integração de dados abrangente. Juntas, as infraestruturas de dados e de informações oferecidas pela Informatica Corporation formam uma plataforma abrangente, que permite às organizações aumentarem o valor de seus negócios por meio de ativos de informação sólidos, confiáveis e que podem ser usados na prática.

A Informatica Corporation continua a expandir as fronteiras da integração de dados com soluções abrangentes, unificadas e abertas, que combinam os melhores produtos do mercado em oito categorias diferentes de tecnologia.

A Evolução dos Dados Relacionais – Segundo Abbasi, hoje, cada vez mais dados são capturados fora de uma base de dados relacional. Com os serviços de redes sociais, as inovações para o gerenciamento e processamento de dados vão além dessas bases relacionais, que melhoraram a produtividade das companhias com as aplicações de gerenciamento de negócios. Agora, os serviços de redes sociais permitem às empresas ir além do simples controle do negócio para o gerenciamento de sua marca. Enquanto no gerenciamento do negócio, os dados têm como foco as transações, no da marca, os dados estão focados nas interações.

O objetivo da Informatica é promover novas informações, incluindo os dados das redes sociais. Para incentivar essas ações, alavancando os dados, os clientes podem ampliar suas habilidades com as soluções da Informatica Corporation.

A Evolução da Informatica Corporation – Para finalizar, o CEO da companhia afirma: “Agora, no Informatica Marketplace, os especialistas em integração de dados podem promover suas próprias e criativas ideias, além de usar as contribuições de outros especialistas. Ao tirar vantagens do poder das comunidades, as organizações reduzem seus próprios riscos e entregam soluções ainda mais inovadoras”.

Por isso, a Informatica Corporation lançou o maior local do mercado e do setor dedicado a especialistas de integração de dados. O Informatica Marketplace é uma comunidade on-line que conecta fornecedores e desenvolvedores individuais para que todos compartilhem soluções de integração de dados.

Para mais informações, acesse www.informatica.com/br.

Fonte: PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa e Comunicação da Informatica Corporation

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">