Maioria dos brasileiros prefere trabalho Home Office

A maioria dos brasileiros acredita que a produtividade não está relacionada com a jornada de trabalho dentro das empresas. Uma pesquisa encomendada pela Cisco revela que 76% acreditam que não é preciso estar fisicamente no local de trabalho para ser produtivo. A preferência dos brasileiros por trabalhar remotamente está acima da média mundial, que foi de 60%, e só abaixo da Índia, com 93% e China, com 81%.

A pesquisa também revelou que 83% dos brasileiros estariam dispostos a trocar salários altos por maior mobilidade e flexibilidade de horário de trabalho. A média mundial para este item foi de 66%.

“Este resultado reflete o desejo dos profissionais pela mobilidade como forma de aliar suas responsabilidades com qualidade de vida. Isso tem sido cada vez mais realidade com o uso de soluções tecnológicas pelas empresas”, afirma Ghassan Dreibi Junior, gerente de desenvolvimento de negócios de Segurança para a América Latina.

Intitulada “Cisco Connected World Report”, a pesquisa foi realizada com cerca de 2.600 pessoas, entre usuários finais e executivos de TI de 13 países: Brasil, EUA, México, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Itália, Rússia, Índia, China, Japão e Austrália. As entrevistas foram realizadas entre 16 de agosto e 7 de setembro.

Mais da metade dos entrevistados em todo mundo (57%) consegue conectar sua rede de trabalho remotamente, com destaque para o grande número de usuários finais da Espanha e Reino Unido (44% em cada um dos países), que afirmaram conseguir acessar informações da rede corporativa de qualquer lugar e em qualquer hora. No Brasil, o percentual chegou a 32%.

A maioria dos usuários finais pesquisados também acredita que os dispositivos fornecidos pelas empresas deveriam estar disponíveis para uso profissional e pessoal. A média mundial foi de 66%; e no Brasil, México e China, de 77%, enquanto que na Índia o percentual chegou a 95%.

Com relação ao preparo das empresas para prover mobilidade para os funcionários, quase metade dos executivos de TI entrevistados (45%) em todo mundo afirmou que suas companhias ainda não estão preparadas para isso. Por outro lado, mais da metade dos profissionais de TI do Brasil (57%) e China (65%) afirmou que suas empresas estão trabalhando no sentido de prover mais mobilidade para seus funcionários. Garantir segurança é o maior desafio na hora de prover mobilidade nas empresas, de acordo com os profissionais de TI. Este item foi o mais citado (57% do total mundial) pelos entrevistados.

Políticas de TI e mobilidade

A pesquisa “Cisco Connected World” mostrou ainda que as políticas de TI das empresas precisam se adequar ao desejo dos funcionários pela mobilidade, especialmente para aqueles que querem acessar redes corporativas de variados dispositivos, como computadores pessoais, smartphones e iPad´s, e ainda utilizar redes sociais e ampliar comunicação por vídeo. Embora 82% dos profissionais de TI afirmaram que suas empresas contam com políticas adequadas, 64% dos usuários finais entrevistados acreditam que as políticas de suas empresas precisam ser melhoradas. O percentual dos usuários finais brasileiros para este item chegou a 74%.

O estudo também mostrou que quase metade das empresas em todo mundo (41%) proíbem acesso a rede sociais, como Facebook, MySpace e YouTube. O percentual no Brasil chegou a 51%. A restrição ao acesso ao Twitter é de 35% no mundo e 37% no Brasil. Para 36% dos executivos de TI dos países pesquisados, e 32% no Brasil, o uso de redes sociais não tem relação com os negócios das empresas, podendo ser uma perda de tempo para os funcionários.

O uso de vídeo como forma de comunicação nas empresas está crescendo rapidamente. Globalmente, 68% dos profissionais de TI acreditam que o uso dessa solução deve crescer no futuro, especialmente entre países como México (85%), China (85%), Brasil (82%) e Espanha (82%). Apesar dessa percepção, 41% dos usuários finais entrevistados ainda não podem utilizar vídeo atualmente nas companhias. Entre eles, 34% esperam utilizar o vídeo como ferramenta de comunicação no trabalho nos próximos dois anos.

A pesquisa completa está disponível em http://newsroom.cisco.com/dlls/2010/ts_101910.html.

Fonte: In Press Porter Novelli  – Assessoria de Imprensa Cisco

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


1 Comentários

Katia
1

Eu acho uma boa o trabalho home office. Acho que várias empresas poderiam adotar.
Eu trabalhava como desenvolvedora java e depois passei pra Analista de Sistemas, quanto tive meu filho (jul/09) pedi para empresa para que trabalhasse remoto como desenvolvimento já que analise fica mais complicado devido ao contato com cliente. Estou desde dez/09 quando acabou minha licença maternidade trabalhando em casa.
Esse tempo todo pude acompanhar o crescimento do meu filho e amamentar até 1 ano e 1 mês.
Se a empresa não tivesse me dado essa oportunidade, teria saido na empresa pq não iria abrir mão de acompanhar o crescimento do meu filho por um trabalho.
E dá sim pra trabalhar numa boa, porém algumas pessoas acham que só pq vc esta trabalhando de casa deve trabalhar mais que os outros que estão na empresa para mostrar produtividade (que eu acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra) além disso também existe aqueles coordenadores que acham que vc não trabalha de casa (mesmo vendo resultado) e justificam atrasados (por parte de mal planejamento) pelo trabalho remoto.
Foi que aconteceu comigo em projetos que tive trabalhando remoto.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!