Três dos cinco maiores supercomputadores do mundo rodam com processadores NVIDIA

Acaba de ser divulgada a lista dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo – www.top500.org. A principal constatação é que três das cinco principais máquinas contam com processadores Tesla, da NVIDIA. As GPUs equipam o chinês Tianhe-1A, considerado o mais rápido supercomputador em operação no mundo, assim como o 3º e o 4º colocado, conforme revela o ranking abaixo:

Os três maiores supercomputadores com GPU fornecem mais performance que a soma dos outros 10 maiores. A grande novidade na lista dos 500 Maiores é o Tsubame 2.0, o novo supercomputador do Instituto de Tecnologia de Tóquio. O sistema oferece desempenho de classe petaflop, permanecendo extremamente eficiente, consumindo apenas 1,340 megawatt de energia, muito menos que qualquer outro sistema dentre os cinco primeiros do ranking.

“O Tsubame 2.0 é uma realização impressionante, que equilibra performance e poder de proporcionar o supercomputador de classe petaflop de maior eficiência energética já construído”, explica Bill Dally, cientista-chefe da NVIDIA.

As GPUs tornaram-se rapidamente a tecnologia por trás dos maiores supercomputadores do mundo. Elas contêm centenas de núcleos processadores paralelos capazes de subdividir grandes cargas de trabalho computacionais e processá-las simultaneamente, aumentando significativamente a performance do sistema. Equipamentos heterogêneos, construídos com GPUs e CPUs, exigem menos espaço e consomem menos energia, fazendo com que a supercomputação seja mais acessível do que nunca.

Mais informações: www.nvidia.com.br.

Fonte: Sing Comunicação de Resultados

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!