A importância de um Sistema de Cabeamento Estruturado (SCE) nas empresas

A prática de se instalar de maneira improvisada sistemas de cabos para a interligação de uma rede de computadores sem que seja realizado um planejamento e a observação de técnicas específicas comprova que cerca de 70% dos problemas que ocorrem em uma rede de computadores devem-se a má estruturação do cabeamento e, apesar das inúmeras vantagens que um sistema bem estruturado oferece, no Brasil, ainda é encontrado na maioria das empresas e indústrias um sistema não-estruturado, ou seja, sem planejamento de uma futura expansão do parque de informática.

O conceito de cabeamento estruturado teve origem nas instalações dos sistemas telefônicos comerciais e surgiu como uma solução frente ao crescimento e procura por serviços de telecomunicações. O objetivo deste artigo é mostrar que um Sistema de Cabeamento Estruturado (SCE), além de ser implementado com as padronizações vigentes, está preparado para as novas tecnologias e é flexível quanto à expansão ou alterações da rede.

Um SCE bem planejado, instalado e administrado de forma padronizada, reduz custos com novas instalações, facilita mudanças, manutenções mais rápidas e seguras permitindo ainda que o sistema esteja disponível para novas aplicações envolvendo voz, dados e imagens. Garantia de desempenho do sistema pela confiabilidade no cabeamento, diminuição de custos de mão-de-obra e de montagem da infra-estrutura, possibilidade de ampliações e alterações para implementações futuras sem perda de flexibilidade, novos serviços para cada usuário, integração de diversas aplicações em um único cabo, possibilidade de uma vida útil maior para o sistema são alguns dos benefícios que uma empresa pode usufruir com um SCE.

Um cabeamento padronizado, além de atender aos diversos serviços de dados, de telefonia e outros, independente do fabricante ou tipo de equipamento, agrega outros benefícios como o de solucionar problemas de crescimento do parque de informática da empresa já que o dimensionamento dos pontos de um SCE é baseado na área em m² do local e não pelo número de funcionários atual ou de computadores existentes.

Uma rede bem estruturada tem como objetivo fornecer uma base sólida para o bom desempenho da estrutura de rede, visando a longevidade do sistema, eliminando a dispersão de cabos destinados a transmissão dos sinais de dados e controle, não permitindo a mistura com os demais que conduzem eletricidade.

Conclui-se então, que um dos maiores benefícios de um Sistema de Cabeamento Estruturado encontra-se na flexibilização dos recursos de conexão oferecidos, como a adequação às novas tecnologias emergentes e também a de ser a solução que oferece uma excelente relação custo/benefício, apesar do valor do projeto e de instalação inicial ser maior, apresenta uma economia a longo prazo se comparada ao cabeamento não estruturado.

Marcel Nicolau

Mais artigos deste autor »

MCP Microsoft 2003 Server, FCP Fundamental Furukawa, FCP Master Furukawa, 13 anos atuando na área de infra-estrutura de Informática.


6 Comentários

Werneck
2

Artigo bom.
Teremos outros dando dicas tipo “melhores práticas” (identificação, melhores marcas, tipos de conectores e etc)?
Parabens pela iniciativa!

Tiago Pereira
4

Excelente explanação. Moro em Belém/PA. Em minha cidade não encontro um bom curso d SCE. Vcs conhecem algum, on line?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!